O projeto Mão na Massa é um dos maiores programas sociais da Prefeitura de Sertãozinho, em parceria com o Sebrae e Senai, que já formou e qualificou centenas de profissionais no município. Essas pessoas se aperfeiçoaram em seus ofícios, abriram seu próprio negócio e mudaram de vida, com qualidade e dignidade.
Um grande exemplo de transformação causada pelo projeto é a história de Andreza Cristina de Souza Costa, que foi aluna do curso de “Sobremesa e bolos no pote” no ano de 2022. “O projeto Mão na Massa foi um divisor de águas na minha trajetória. Eu já tinha minha loja de bolos e panificação, baseado em vivências que já havia tido, nunca havia tido acesso a nenhuma especialização, era tudo feito de forma muito intuitiva”, declara Andreza.
Andreza conheceu o projeto por indicação de uma amiga e se matriculou. “Eu não tinha dimensão da qualidade e todo conhecimento que o curso me ofereceria. A estrutura é maravilhosa, os profissionais são excelentes como o professor Renato que tem técnicas incríveis”, afirma.
Além de estrutura adequada e de profissionais capacitados, o Mão na Massa oferece também equipamentos de proteção individual – EPIs e matéria prima, tudo de forma gratuita e aberta à população.
“Após os ensinamentos, novas receitas, e todo o suporte que recebi depois do curso, apliquei na minha loja e tudo começou a mudar. O projeto é uma oportunidade que está acessível a toda população, e vale muito a pena!”, conclui Andreza em seu breve relato sobre sua história com o Mão na Massa.
Atualmente, o projeto Mão na Massa é coordenado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com o SEBRAE e SENAI.
A parceria com o Sebrae tem dado certo em Sertãozinho e novas turmas serão abertas para outros cursos em breve. É uma grande oportunidade de aprender ou aprimorar uma profissão e ganhar uma renda extra. A missão da atual gestão é encontrar mecanismos para gerar novas chances de inclusão no mercado de trabalho.
Ana Carolina Milani
Departamento de Comunicação PMS