A Prefeitura de Sertãozinho, por meio de suas secretarias, além de empresas e cidadãos voluntários, concluiu com saldo positivo o primeiro arrastão de combate a dengue de 2025. Considerado um sucesso de adesão pelos moradores, no total, 400 toneladas de inservíveis foram recolhidos.
Durante a primeira etapa, que teve início no dia 1º de fevereiro, os voluntários tiveram o primeiro contato com os moradores de Sertãozinho e Cruz das Posses, com o objetivo de orientar acerca dos resíduos que poderiam ser colocados em suas calçadas para recolhimento.
No segundo momento, durante o domingo, dia 2, as equipes iniciaram o recolhimento dos resíduos e, ao longo da semana, realizaram o serviço de rescaldo dos materiais que ainda estavam nas calçadas. Ao todo, foram coletadas e devidamente descartadas 400 toneladas de inservíveis e possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, sendo necessárias 267 viagens de caminhões até a usina de RCC, que recebeu os resíduos para correta destinação final.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o balanço é positivo. “A adesão entre os moradores foi tão grande que recolhemos o dobro do que estava previsto. A sociedade entendeu o delicado momento que estamos enfrentando devido à doença e o envolvimento de todos foi muito importante para o resultado final”, disse.
O prefeito Zezinho Gimenez acredita que o arrastão trará reflexos positivos para o declínio do número de casos de dengue no município. “Eliminar os criadouros é fundamental para reduzirmos o número de pessoas doentes. A população está de parabéns pela adesão, mas é preciso que todos mantenham o compromisso com seus quintais, eliminando possíveis criadouros, verificando suas calhas, enfim, ajudando a Administração no combate a dengue”, destacou.
Vale destacar que, a participação de empresas voluntárias foi de extrema importância para a realização da ação e, por isso, a Prefeitura agradece: Terra Plana; Usina Santo Antônio; Usina Viralcool; Infinity; Girotto; Caldema; Engevap; Auten; Ser Rio; DGB/Esal; Conecta; Savegnago; Copercana; Sicoob Cocred; Galvão Gimenez; Construtintas; Conecta e Grupo Balbo.