A partir da reformulação das ações em favor do bem-estar animal, o Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou 600 castrações gratuitas de cães e gatos em apenas 70 dias de gestão.
A primeira etapa aconteceu em janeiro, na Praça 21 de Abril, quando 364 animais, entre gatos e cachorros, foram castrados. Além da cirurgia de esterilização, os pets também foram microchipados – tudo sem custo.
O segundo mutirão de castração aconteceu recentemente, nos dias 08 e 09 de março, em Cruz das Posses, e foi um sucesso de adesão entre os moradores. No total, 236 animais passaram pelo procedimento.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, o balanço das ações é muito positivo, especialmente pela importância do procedimento. “A castração é um ato de amor e responsabilidade com os pets. Além de coibir crias indesejadas, previne doenças e funciona também como uma ferramenta de combate ao abandono; então, sem dúvida, mutirões de castração como esses realizados, são políticas públicas assertivas no que tange à proteção e ao bem-estar dos animais”, disse.
Além dos mutirões, a pasta mantém programas permanentes de castração de baixo custo ou sem custo, para população em geral e para munícipes inscritos em programas sociais, respectivamente. Para realizar o agendamento, basta que o morador vá até a UBS Animal, localizada à Avenida José Ferreira dos Reis, 890 - Jardim Itapuã.
Balanço das adoções - Adotar um animalzinho também é um ato de amor, mas que exige muita responsabilidade. Nesse sentido, o Governo Municipal vem reforçando o trabalho de conscientização e realizando, com frequência, feirinhas de adoção.
Para se ter uma ideia, do dia 11 de janeiro até o momento, 133 animais foram adotados, tanto nas feirinhas realizadas, quanto na UBS Animal. (Departamento de Comunicação PMS)