Visando assegurar os direitos das nossas crianças e jovens, a Prefeitura de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, promove durante esta semana diversas ações de conscientização para sensibilizar a sociedade sobre a defesa dos direitos de meninos e meninas, garantindo e resguardando seu desenvolvimento livre da violência e do abuso sexual.
As ações acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) para os usuários dos equipamentos, e também nas feiras noturnas de Sertãozinho e Cruz das Posses. Além disso, no dia 23, a pasta, apoiada pelo CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social), promoverá uma capacitação aos profissionais envolvidos nos atendimentos relacionados à infância e juventude, por meio de um seminário, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos.
Com o tema central: “Infância em voz alta: Seminário sobre escuta, proteção e desenvolvimento infantil”, a ação, contará com palestras de diversos profissionais, como a Profa. Dra. Marina Rezende Bazon; o assistente social judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo, Bruno César Pereira; e a Profa. Dra. Maria Élide de Conti Travain.
História por trás da data – Foi escolhida em memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 1973, foi sequestrada, violentada e assassinada em Vitória (ES). Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído por lei que, neste ano, completa 25 anos, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
É importante ressaltar que os direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e devem seguir a linha de defesa e proteção a crianças e adolescentes. Em Sertãozinho, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) - equipamento público municipal ligado à Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar -, conta com uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e terapeuta ocupacional, que realizam o acompanhamento das crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência e/ou abuso sexual. Está localizado à Avenida José Antônio Angeloti, 159, bairro Antônio Costa Patrão (Cohab 4). Telefones para contato: 99141-6559 / 3945-6453 / 3491-3340
Em caso de suspeita ou confirmação de violência e/ou abuso sexual contra crianças e adolescentes, denuncie:
Disque 100 (Diretos Humanos);
Polícia Militar: 190;
Guarda Civil Metropolitana: 199;
Conselho Tutelar: (16) 3945-2711 - (16) 99132-7741 (plantão).