Principal porta de entrada dos cidadãos aos serviços públicos de saúde, o Programa Saúde da Família (PSF) tem o objetivo de garantir cuidados contínuos aos indivíduos, identificando e agindo sobre os fatores e causas que estão por trás dos problemas mais comuns e das necessidades mais urgentes.
Na esfera do PSF, está o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), que desenvolve atividades individuais e coletivas, consultas, vacinação, organização de grupos e outras intervenções que acontecem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em espaços comunitários, como escolas e associações, de acordo com as necessidades de saúde da população. Tudo, porém começa com as visitas domiciliares, realizadas de segunda a sexta-feira por agentes devidamente uniformizados e identificados.
Assim, o Governo Municipal de Sertãozinho, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população a importância de abrir as portas de suas casas e receber bem os agentes do PACS – um pequeno gesto para você, mas uma enorme contribuição para que seja cumprido o principal objetivo do programa: o cuidado integral, com a identificação precoce de situações de risco, orientação sobre cuidados com a saúde e fortalecimento do vínculo entre o munícipe e a rede de atenção básica.
Atualmente, em Sertãozinho, mais de 14 mil pessoas são atendidas pelo programa, que está implantado nos bairros Jardim Santa Rosa, Conjunto Habitacional Ulisses Guimarães (Cohab 8), Conjunto Habitacional Antônio Pedro Ortolan (Cohab 3) e Cruz das Posses. Composto por 46 profissionais da área da saúde, o PACS encontra-se também em fase de ampliação com o cadastramento dos moradores do Jardim Alvorada.
Mateus D’Antonio, que mora no bairro, recebeu na terça-feira, 22 de julho, as agentes em sua residência e respondeu com interesse todo o questionário. “Achei muito importante o trabalho apresentado, aproxima ainda mais a população dos atendimentos da saúde, por isso vale a pena dar uma atenção à visita”, enfatiza.
Caso o morador não seja localizado em sua residência, os agentes deixarão um panfleto de orientações, com o nome, endereço e horário de funcionamento da UBS mais próxima de sua residência. Se restarem dúvidas sobre a legitimidade da visita, antes de abrir os portões pode contatar a unidade de saúde mais próxima:
UBS “José Joaquim Bonfim” – Jardim Alvorada: (16) 3947-3232
UBS “José Pereira de Carvalho” – Cohab 3: (16) 3947-1646
UBS “Francisco Xavier de Carvalho” – Cohab 8: (16) 3947-4695
UBS “Jaime Bonifácio da Silva” – Jardim Santa Rosa: (16) 3491-4024
Complexo de Saúde “Dr. Edgard Silveira Pagnano” - Cruz das Posses: (16) 3949-1102