Equipamento que pertence à Secretaria de Assistência Social oferece auxílio a jovens de 15 a 29 anos do município.
Com sede no CEU de Sertãozinho, a Casa da Juventude oferece assistência completa para os jovens de 15 a 29 anos do município. De cursos a ajuda com alimentos, o equipamento tem como objetivo oferecer ferramentas ao jovem para que ele se torne independente.
“O atendimento é de portas abertas. Eles trazem as demandas e obtemos informações sobre o jovem como nome, telefone e também o que esse jovem está procurando: se ele já finalizou os estudos, se ele quer um apoio para voltar à vida escolar, se ele está procurando vagas de emprego ou algum curso profissionalizante”, comenta Ana Motta, pedagoga e coordenadora da Casa da Juventude.
Além dos jovens que procuram o equipamento espontaneamente, a casa também recebe encaminhamentos do CREAS e do CRAS, que são outros braços da Secretaria de Assistência Social.
Entre as parcerias, a Casa da Juventude já propôs – e continua propondo – cursos com a ETEC, com a FATEC, com o IFSP, entre outras instituições. “No caso do IFSP, a Casa da Juventude acabava inserindo o jovem da periferia em uma instituição que é federal, que é pra todos, que é gratuita, mas que geralmente eles têm pouco acesso a isso. A gente proporcionava essa experiência”, reitera.
Com a pandemia, o relacionamento com os jovens foi estreitado por meio do WhatsApp. “Nós organizamos um projeto que se chama juventudes no WhatsApp. Semanalmente entramos em contato com esses jovens, ajudamos a fazer uma inscrição no vestibular, no Encceja, por exemplo. Orientamos quanto às dúvidas. Eles nos procuram muito. É uma ferramenta que veio para agregar. Pretendemos não nos desvincular mais desse projeto!”, celebra Ana.
Ana ressalta que o propósito da Casa da Juventude é dar dignidade ao jovem em situação de vulnerabilidade. “A nossa intenção por trás disso é proporcionar a esse jovem, que já vem de uma situação de vulnerabilidade e às vezes já passou por um trabalho precário, meios de ter sua própria independência. A ideia da Casa da Juventude é proporcionar autonomia”, finaliza.