Hoje é o Dia Nacional do Teatro. E sabia que a palavra teatro vem do grego theatron, que significa lugar de contemplação? E foi lá da Grécia que essa arte se espalhou mundo afora.
No Brasil, chegou com os padres jesuítas, que utilizavam dessa linguagem para catequizar os povos indígenas. Mas foi somente com a chegada da família real portuguesa às terras brasileiras, em 1808, que o teatro passou a ser conhecido por aqui como expressão artística. Nessa época, os espetáculos eram encenados por companhias estrangeiras, mas, com o passar do tempo, surgiram grupos nacionais, que deram identidade local à arte dramática brasileira.
Em Sertãozinho, os espetáculos teatrais começaram a ganhar força após a inauguração, em maio de 1980, do Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami” – construído na cidade como prêmio conquistado pelo Grêmio Dramático Rui Barbosa no Festival Estadual, com o espetáculo “Iaiá Boneca”, dirigido por Dona Olympia. Também são fundamentais até os dias de hoje as atividades do Grupo de Iniciação ao Teatro, fundado em 1981 pelo diretor Américo Rosário de Souza, e a Mostra de Teatro de Sertãozinho, que já está em sua 38ª edição e leva o nome de Américo.
O Teatro Municipal possui acesso por escadas ou elevador até a plateia de 386 lugares – sendo 6 para pessoas com deficiência (PcD), que fica voltada para o palco italiano. Para a preparação dos artistas, há 6 camarins, sendo um deles também reservado para PcD. Está localizado à Rua Washington Luiz, 1.131 – Centro de Sertãozinho.