O Governo Municipal de Sertãozinho, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vem reforçar que, diante do elevado número de casos de violência contra a mulher registrados em todo o país, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza o aplicativo “SP Mulher Segura”, uma ferramenta criada para ampliar a proteção e facilitar o acesso aos serviços de segurança.
De acordo com dados do Governo do Estado, o aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, já recebeu mais de 4 mil acionamentos da função “botão do pânico” desde março de 2024, quando foi lançado. A funcionalidade específica, destinada às mulheres que possuem medidas protetivas, aciona o deslocamento imediato de uma equipe da Polícia Militar. Por meio da geolocalização do aparelho, a corporação identifica o local da ocorrência e realiza o atendimento à solicitante.
Outra função disponível para as mais de 34 mil usuárias do aplicativo é a possibilidade de registrar boletim de ocorrência, que é encaminhado diretamente à Delegacia de Defesa da Mulher – é mais segurança e praticidade, evitando que a vítima precise se deslocar até uma delegacia — algo que, em muitos casos, é dificultado ou impedido pelo agressor.
Além do aplicativo, que já tem sua eficácia comprovada pelos números, o Disque 180 permanece como canal nacional de denúncia e orientação, funcionando 24 horas por dia, de forma gratuita e sigilosa.
Em Sertãozinho, o atendimento às mulheres em situação de violência é realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que dispõe de profissionais habilitados para orientação, acompanhamento e os encaminhamentos necessários.
O CREAS atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Av. José Antônio Angelotti, 159, no Jardim Primeiro de Maio. Há a possibilidade de contato, também, pelos telefones 16 3491-3740 e 16 99759-7131. O serviço está à disposição para acolher familiares e outros encaminhamentos relacionados à proteção social especial.