Os alunos do Programa Jovem Agricultor do Futuro de Sertãozinho e Cruz das Posses concluíram, recentemente, mais uma etapa das aulas voltadas à aprendizagem na produção e cultivo de alimentos. Neste ano, o projeto formou 30 estudantes em Sertãozinho e outros 15 em Cruz das Posses.
O programa é uma parceria entre o SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo), por meio do Sindicato Rural de Sertãozinho, e o Governo Municipal, com apoio dos grupos Viralcool e Copercana. A iniciativa oferece formação técnica para adolescentes de 14 a 17 anos, que aprendem todas as etapas do processo produtivo agrícola.
Com duração de nove meses, o curso prevê aulas pedagógicas e práticas de quatro horas, realizadas até quatro dias por semana. Em Sertãozinho, as atividades acontecem na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, localizada dentro do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”. Já em Cruz das Posses, o aprendizado ocorre na Unidade de Grãos - 3 da Copercana. Todas as aulas são ministradas por instrutores pedagógicos e técnicos.
Entre os alimentos cultivados pelos alunos estão alface, almeirão, mandioca, vagem, couve, repolho, brócolis, quiabo, berinjela, tomate, jiló, abóbora, pepino, cenoura, beterraba, rabanete, salsinha, cebolinha, chicória, espinafre, coentro, rúcula e couve-flor. Após a colheita, toda a produção é embalada: parte é destinada a entidades assistenciais e outra parte é comercializada, com a renda revertida para a confraternização e o passeio de encerramento dos alunos.
A iniciativa do Programa Jovem Agricultor reforça o compromisso do Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Agricultura, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em promover ações que ampliem oportunidades e garantam formação de qualidade às crianças, jovens e adolescentes das escolas do município. O trabalho conjunto também fortalece o vínculo com as famílias, contribuindo para a construção de um futuro mais justo, sustentável e repleto de possibilidades.