Na tarde desta quarta-feira, dia 08, o prefeito Zezinho Gimenez assinou um novo decreto que prorroga até a próxima terça-feira, dia 14, as restrições de circulação de pessoas e orientações para o funcionamento de estabelecimentos comerciais e serviços de saúde no município de Sertãozinho.
Assim, até a próxima terça-feira, dia 14, só poderão funcionar os estabelecimentos incluídos nos decretos nº 7.585 e 7.589, porém, com uma alteração relevante. “No decreto publicado hoje, está prevista a responsabilização dos estabelecimentos pela organização de possíveis filas externas, pois estamos atentos e temos verificado que o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, nas filas, não tem sido respeitado”, menciona o prefeito Zezinho Gimenez, que completa: “por isso, vamos intensificar a fiscalização nos próximos dias, inclusive no final de semana, para que as medidas sanitárias em vigor sejam respeitadas”.
O chefe do Executivo Municipal também explica o motivo pelo qual a Administração Municipal, o Comitê Técnico Covid-19 e o Comitê de Gerenciamento dos Impactos Econômicos e Sociais optaram pela prorrogação somente até o dia 14. “Um estudo apresentado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira, dia 06, propõe a flexibilização dos critérios de distanciamento social a partir do próximo dia 13, somente para municípios e estados do país que não tiverem ultrapassado o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, após a pandemia de coronavírus, no qual Sertãozinho se enquadra”, detalha Gimenez.
Nessa proposta do Ministério da Saúde, pessoas abaixo de 60 anos, sem sintomas respiratórios, poderiam voltar a transitar e retomar gradualmente suas atividades laborais, dentro de um conjunto de critérios de segurança sanitária impostos e que deverão ser seguidos à risca. “Por isso, vamos aguardar a evolução dos números em nosso município pelos próximos dias, para os quais existe uma previsão de serem os mais críticos, e nossos comitês se reunirão novamente na segunda-feira, dia 13, para avaliar a situação do nosso município, já que o comércio e a prestação de serviços vem sendo tão afetados. Lembrando que, toda e qualquer decisão que a Administração Municipal está adotando tem como parâmetro o embasamento técnico e não político”, conclui o prefeito.
O decreto de prorrogação nº 7.598 está disponível abaixo para consulta.