O Programa “Apadrinhamento Afetivo” tem por finalidade proporcionar e fortalecer a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional. O objetivo principal é oportunizar vivência de vínculos afetivos, seguros e duradouros entre eles e as pessoas da comunidade que se dispõe a serem padrinhos e madrinhas.
Dia 30 de janeiro é conhecido como “Dia do Padrinho”. Em comemoração à data e ao segundo ano de funcionamento do Programa no município, será realizado um evento no salão do júri do Fórum de Sertãozinho, no próprio dia 30, às 17h, para apresentação da iniciativa e orientações à população.
Em Sertãozinho, o Programa “Apadrinhamento Afetivo” teve início em 2018 e busca contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente, que se dá a partir da construção de laços afetivos entre padrinho ou madrinha e afilhado, através de visitas frequentes ao abrigo e convivência na casa dos padrinhos, podendo incluir também passeios, viagens aos finais de semana e férias escolares.
Atualmente, cinco crianças e adolescentes aguardam por um padrinho ou madrinha, na Comarca de Sertãozinho. Para ser um deles, você pode ser solteiro ou casado, deve mais de 21 anos de idade, ser pelo menos 16 anos mais velho que o apadrinhado, ter disponibilidade de tempo, com regularidade nos contatos que se comprometer a estabelecer com a criança, participar das etapas do Programa e encontros de formação, e não estar no cadastro de adoção.
O salão do júri do Fórum de Sertãozinho fica na Av. Pedro Strini, 71 - Jardim América. Participe! Seja padrinho ou madrinha afetiva! A sua participação no Programa de Apadrinhamento Afetivo pode proporcionar uma nova experiência de convívio familiar.
A ação recebe o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania