O ano está terminando. Pode parecer que ainda está distante, mas logo será o momento de fazer a sua declaração de ajuste anual do Imposto de Renda. E você pode contribuir diretamente para ajudar o próximo e melhorar a sociedade com o imposto que você paga, direcionando parte dele para grupos organizados que atendem crianças e adolescentes ou idosos.
“O contribuinte, que pode ser uma pessoa física ou uma empresa (pessoa jurídica), vai continuar a pagar a mesma quantia de imposto nesse processo e uma porcentagem desse valor vai direto para projetos assistenciais que visam o bem-estar de idosos ou de crianças e adolescentes”, explica a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni Gimenez.
Para fazer essa destinação, o contribuinte precisa primeiro saber o valor do imposto a ser pago e fazer o cálculo do valor a ser destinado (1% se for empresa, ou até 6% se for pessoa física). Ao saber o valor da doação, é necessário fazer o depósito bancário na conta do Fundo Municipal do Idoso (FMI) ou na conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).
“É importante dizer que esse procedimento só é possível para as pessoas que preenchem o formulário completo da declaração do I.R.”, explica a assistente social Edilaine Angelino, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Sertãozinho. O contribuinte também deve se atentar aos prazos: até o dia 27 de dezembro de 2019, para doações ao FMI; e até o dia 30 de abril de 2020, para doações ao FMDCA.
Após realizado o depósito na conta escolhida, é necessário imprimir o comprovante e apresentá-lo no Conselho Municipal do Idoso (CMI) ou no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para obter o recibo. Aí é só o contribuinte digitar os dados do recibo em sua declaração, antes de enviá-la.
No momento em que for levar o comprovante de depósito ao CMDCA ou ao CMI, o contribuinte pode informar o nome da instituição para a qual deseja direcionar seu imposto. Nas doações destinadas a crianças e adolescentes, metade do valor será direcionada à instituição escolhida e a outra metade ao FMDCA. Já nas doações destinadas a idosos, 80% do valor fica para a instituição escolhida e 20% para o FMI.
Essas doações possibilitam a qualificação da Rede de Atendimento e auxiliam no processo de inclusão, proteção e fortalecimento de crianças e adolescentes ou idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social. A contribuição, além de auxiliar nos atendimentos diários realizados pela rede municipal conveniada, é um exercício de cidadania. “Ao contribuir com esses Fundos Municipais, você está decidindo que parte de seu imposto fica em Sertãozinho, para o desenvolvimento de programas e serviços dirigidos aos nossos idosos e às nossas crianças e adolescentes”, pondera a presidente do CMI, Lara Alice Ferreira.
Ficou interessado em contribuir? Então anote os dados das contas bancárias. Vamos ajudar nossa cidade a ser um município cada vez melhor!
FMI – FUNDO MUNICIPAL DO IDOSO
CNPJ: 21.504.736/0001-77
Banco do Brasil – 001
Agência 0987-3
Conta corrente: 62.347-4
FMDCA - FUNDO MUNICIPAL DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
CNPJ: 17.832.398/0001-25
Banco do Brasil
Agência: 0987-3
Conta corrente: 57.668-9
Você pode, ainda, gerar um boleto pelo site: www.cmdcasertaozinho.com.br opção FMDCA>Destinação> preencher dados> gerar boleto.
Podem ser beneficiadas 19 entidades, sendo 4 delas voltadas ao bem-estar do idoso e as demais destinadas a trabalhos com crianças e adolescentes.
Tanto o Conselho Municipal do Idoso (CMI) quanto o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) estão localizados na Casa dos Conselhos. O endereço é rua Epitácio Pessoa, 2.575 - Jardim Alvorada. O telefone é 3945-3610. (Departamento de Comunicação)