A Recode, organização voltada ao empoderamento digital, premiou e reconheceu as 10 bibliotecas públicas brasileiras que contribuem com o avanço dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades. Neste ano, concorreram ao reconhecimento 35 bibliotecas. A premiação foi realizada em parceria com a organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup. O prêmio valoriza os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município.
A Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Júnior” conquistou a 2ª colocação na premiação, por destacar as ações de qualificação profissional a partir da tecnologia, com cursos online em temas como: realidade virtual e inteligência artificial, criatividade, indústria 4.0 e games.
Através de uma chamada feita em 2018, cinco jovens de 14 a 29 anos foram aclamados pela Biblioteca para formarem o Comitê BiblioLab. O grupo passou, então, a pesquisar junto à comunidade as necessidades de algumas mudanças e aprimoramento em alguns temas que foram, posteriormente, definidos e trabalhados, como Capacitação Profissional e Ações Culturais.
O Comitê BiblioLab, hoje, conta com os jovens Eliezer Soalheiro Silva, Pâmela Gabriele Barbosa, Poliana Franco, Jovana Karen Martins e Jacqueline Danieli Ribeiro. Para a surpresa, no dia da visita para esta reportagem, o grupo havia ganhado mais dois novos integrantes: Raissa Moreira de Souza e Ronilson Marques Ferreira.
Eliezer, líder do grupo, destaca a importância da participação dos jovens com o trabalho, e comunica que o grupo continua aberto para receber quem se interessar a colaborar com a cultura da cidade. “Um dos nossos objetivos foi alcançado, porque a partir do nosso trabalho, do nosso estudo, a gente está conseguindo fazer com que as pessoas entendam a Biblioteca não simplesmente como um espaço da leitura, e sim, um local onde também podem ser discutidas e realizadas várias ações sociais”, explicou.
Os três primeiros colocados no ranking das melhores práticas em bibliotecas públicas para transformação social, serão premiados com uma viagem à Colômbia, para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas locais, onde uma remodelação total foi realizada.
A bibliotecária do município, Carina Gomes de Oliveira, viaja no próximo dia 1º de dezembro para o Rio de Janeiro, representando a Biblioteca “Furlan Jr.” na cerimônia de premiação. E de 3 a 7 de dezembro, a bibliotecária participa de uma visita às Bibliotecas de Bogotá e Medelín, na Colômbia. “As bibliotecas colombianas são referências na América Latina, e espero poder aprender um pouco das ações que foram realizadas por eles, onde conseguiram ter um equilíbrio da sociedade na área social”, destaca Carina.
O feito dos jovens sertanezinos e da equipe da Biblioteca foi elogiado pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, José Adilson dos Santos. “Penso que todas as equipes que atuam em nossas três bibliotecas públicas têm apresentado êxito nas iniciativas de fazer a população entender as bibliotecas como organismos vivos, e não como depósitos de livros. Tanto em Sertãozinho como em Cruz das Posses, temos assistidos nossas bibliotecas sediarem eventos, como palestras, ações sociais, e outros, que as fazem espaços ainda mais úteis à sociedade. Os jovens do Comitê e, claro, a equipe que atua na Biblioteca ‘Furlan Jr.’ Estão de parabéns pelo empenho, que resultou nesta conquista importantíssima para a cultura de nossa cidade”, declarou.
Para acompanhar o trabalho dos jovens do Comitê BiblioLab, basta acessar as redes sociais do grupo no Instagram, Facebook e YouTube (ComiteBiblioLab). Os interessados em integrar ao Grupo podem procurar a bibliotecária coordenadora do Projeto, Rafaela Silva Fernandes Andrade, na própria Biblioteca Pública “Dr. Antônio Furlan Júnior”, que fica à rua Sebastião Sampaio, 1489 – centro.