O Tênis de Mesa é um esporte que surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX, e chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. É considerado um dos esportes mais populares do mundo.
Principais características do esporte: regras e equipamentos
A modalidade é praticada em uma mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa é de 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.
O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa). A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque, a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa. Caso isso não ocorra, o jogador que efetuou o saque dá um ponto para o adversário.
Além da mesa e da rede, os outros equipamentos necessários para a prática desse esporte é a bola e as raquetes. Os jogos de tênis de mesa podem ser disputados um contra um (individuais) ou dupla contra dupla.
Velocidade, agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial e muito mais. É hipnotizante assistir um jogo de tênis de mesa profissional, em que a bola alcança tanta velocidade que quase desaparece aos olhos humanos.
Os professores Eliezer Antônio Vicentini e Maria Cristina Palma (Tina) estão juntos há 30 anos ensinando as crianças do município de Sertãozinho, e hoje, são coordenadores da parceria existente entre Instituto Social Cultural e Esportivo (ISCE) e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. O projeto atende mais de 50 alunos, com idades de 10 a 60 anos; entre iniciantes, competidores e praticantes da terceira idade.
As aulas são ministradas no espaço tênis, no interior do Ginásio “Docão”, e os coordenadores destacam a importância de a criança escolher o tênis de mesa como seu esporte favorito. “Além do tênis ajudar na formação do ser humano, o esporte consegue um pouco mais de abertura no QI do atleta, trabalha o foco, a concentração, o raciocínio e o reflexo. Além de ser um esporte que pode ser praticado entre família e em um pequeno espaço físico”, declara Eliezer.
Já a coordenadora Maria Cristina Palma, a Tina, destaca o trabalho que também é realizado com os atletas de competição. “Aqui já fizemos campeões regionais e estaduais”, enfatiza.
O jovem Guilherme Tozato Zanandréia, de 14 anos, hoje, já é um atleta preparado para competições. “Comecei a praticar o tênis de mesa por curiosidade aos 9 anos, através de amigos que praticavam. Resolvi ir até o ginásio conferir e me apaixonei”, declarou.
Os pais interessados em matricular seus filhos podem comparecer no mesmo local das aulas, que fica no Ginásio de Esportes “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão) à rua Bartolomeu Sala, 54 – Jardim 5 de Dezembro.
Confira os dias e horários das aulas:
- Terça, quarta e quinta-feira – 08h às 11h /14h às 17h / 19h às 21h30;
- Sexta-feira – 8h30 às 11h / 14h às 17h.