O vôlei é um esporte olímpico regulado pela Federação Internacional de Voleibol. É praticado em uma quadra dividida por uma rede, onde duas equipes se enfrentam, cada uma com seis jogadores em quadra. O objetivo do esporte é fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária, passando por cima da rede.
A prática desse esporte nas escolas é muito difundida na disciplina de educação física, que traz ao aluno a história da modalidade e aulas práticas para o aprendizado dos movimentos, posicionamentos e táticas de jogo.
Além do conteúdo obrigatório aprendido sobre o voleibol como matéria curricular, muitas escolas veem no vôlei um incentivo para que os alunos pratiquem esportes, além de estimulá-los a ingressar na prática profissional através das escolinhas.
Pensando nessa profissionalização, a Secretaria de Esportes e Lazer do Município possui parceria com Associação de Esportes, Lazer e Cultura (AELC), que, hoje, trabalha com mais de 200 alunos, meninos e meninas, praticando voleibol entre iniciantes e equipes de competição. Atualmente, em Sertãozinho, a criança a partir dos 7 anos de idade que queira praticar o esporte, pode comparecer ao Ginásio “Pedro Ferreira dos Reis” (Docão), em dias de aulas, e retirar sua ficha de inscrição.
Além das crianças iniciantes, o município conta hoje com várias equipes de competição; são elas, na categoria feminina, pré-mirim (11 e 12 anos), mirim (13 e 14 anos), infantil (15 e 16 anos), infanto (17 e 18 anos) e juvenil (19 e 20 anos). Já na masculina, as equipes competem nas categorias infanto-juvenil (17 e 18 anos), juvenil (19 e 20 anos) e adulto.
De acordo com os coordenadores do projeto, Carlos Eduardo Baquete e Luiz Fernando Moraes, a parceria deu tão certo que, a cada dia, aumenta o número de interessados em integrar as escolinhas. “O planejamento dado pelas escolinhas de voleibol é fundamental para o atleta, pois é com essa base que o aluno passa a conhecer toda estrutura, regras e todos os fundamentos necessários para torná-lo um grande atleta”, destaca o professor Carlos Eduardo.
O voleibol é, sem dúvida, um dos esportes preferidos pelos brasileiros. Para Luiz Fernando, professor da categoria feminina, o esporte está no sangue de qualquer brasileiro, principalmente das crianças. “A receita para uma vida saudável e uma formação para o sucesso de nossos meninos e meninas está no planejamento, na força e na raça de cada criança e adolescente que dão seus primeiros passos no esporte, através das nossas escolinhas”, enfatiza o professor.
Os resultados do projeto surpreendem a todos. Os atletas já participaram e participam de vários campeonatos. Por trás dos saques e toques de bola, ainda há outro propósito: ocupar o tempo ocioso da garotada.
Confira os dias e horário das aulas:
- Feminino Iniciação: segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 15h;
- Feminino pré-mirim e mirim: segundas e quartas-feiras, das 15h às 16h, e sextas-feiras, das 14h às 15h;
- Feminino Infantil e Infanto: segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, e sextas-feiras, das 16h às 17h;
- Masculino Iniciante: terças e quintas-feiras, das 14h às 15h;
- Masculino Adulto: terças e quintas-feiras, das 15h às 16h, e sextas-feiras, das 16h às 18h;
- Masculino Competição: terças e quintas-feiras, das 16h às 18h.