Em Sertãozinho, atualmente, 2.130 alunos do município recebem subsídio para o transporte até instituições de ensino da nossa região (Ribeirão Preto e Jaboticabal). Essa política pública foi implementada pela Lei Municipal nº 3.968/2003 e regulamentada pelo Decreto Nº 6.747, de 23 de janeiro de 2017.
Além de cumprir um importante papel social de garantir a acessibilidade e fomentar o acesso à qualificação profissional, o incentivo financeiro ao uso do transporte coletivo acarreta em benefícios ambientais que são traduzidos na melhoria da qualidade do ar, na redução do consumo de combustíveis fósseis e da contaminação do solo por vazamento de fluidos mecânicos.
Se cada aluno fizesse o trajeto em seu carro particular, seriam mais de 2 mil veículos circulando. Já com esse incentivo do Município, são necessários apenas 39 ônibus escolares para percorrer, em média, oitocentos e cinquenta mil quilômetros por ano.
Em termos de geração de gás carbônico (CO2), a medida adotada reduz, em média, 97% da emissão mensal desse poluente quando comparado com o transporte individual. Mais especificamente, os ônibus emitem 76,89 toneladas de gás carbônico contra 2.648,08 toneladas do poluente, caso o transporte fosse individual.
A medida integra as ações da Gestão Municipal de Meio Ambiente, em conformidade com as diretrizes ambientais estaduais e nacionais.
Para mais informações sobre como ter acesso ao subsídio, procure a Secretaria de Educação do município, localizada à rua Washington Luís, 1.040 – Jardim Soljumar. Telefone: 3946-6900.