O Espaço Árvore é uma iniciativa da Administração Municipal para ajudar as árvores a se estabelecerem melhor nos seus lugares de plantio. Elas precisam crescer de forma mais equilibrada e uma das maneiras de ajudar nesse crescimento é deixando um espaço maior para que suas raízes se desenvolvam e cresçam.
Um espaço físico no calçamento urbano destinado ao plantio de árvores e compatível com o crescimento do tronco e das raízes, o Espaço Árvore permite a melhora das condições de espaçamento e de aeração da base radicular da planta, possibilitando um desenvolvimento em diâmetro sem comprometer a infraestrutura do calçamento. Além disso, ele tem a finalidade de proteger, preservar, demarcar e especificar a localização destinada às árvores no espaço urbano municipal, possibilitando que haja maior e melhor área para adequação de suas raízes, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e fixação do espécime vegetal, melhorando, inclusive, suas condições de irrigação e nutrição e, consequentemente, a diminuição de quedas, doenças e pragas, e possibilitando ainda o aumento da sua vida útil.
Como medidas, os Espaços Árvore devem ter de largura o valor correspondente a 40% da largura da calçada e o dobro desta medida para o comprimento. Em calçadas com 2,5 m de largura, o Espaço Árvore deverá ter 1m de largura x 2m de comprimento. Estas medidas são mais que suficientes para serem abrandados todos os inconvenientes de um raizame apertado. O Espaço Árvore pode ser adaptado a qualquer tamanho de calçada, basta fazer a continha para saber qual o tamanho necessário para abrir o leito.
Esta iniciativa faz parte da diretiva de Arborização Urbana do Programa Município VerdeAzuI, ao qual a Administração Municipal aderiu e faz parte. Inicialmente, há priorização das áreas públicas, sendo que, 30% dos espaços públicos do município deverão ter implantado o Espaço Árvore no primeiro ano do projeto. O restante da implantação deverá ser distribuído nos dois outros anos subsequentes do início da ação.
Independente do município fazer sua parte, você, munícipe, que se preocupa com as queridas amiguinhas verdes, pode ir se adaptando a essa nova deliberação ambiental.