Aconteceu, na última segunda-feira, dia 02, no Teatro Municipal "Profª Olympia Faria de Aguiar Adami", em Sertãozinho, a Cerimônia de Encerramento do Projeto "Ver e Viver".
O projeto foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sertãozinho, Grupo Açotubo, ArcelorMittal, Hospital de Olhos e Clínicas Especializadas e Ótica Progresso.
Estiveram presentes o vice-prefeito, Nilton César Teixeira (Niltinho), representando o Executivo; a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção; o coordenador da Fundação ArcelorMittal, Paulo Roberto Oliboni; o diretor do Grupo Açotubo, Bruno Bassi; o gerente da Açotubo Sertãozinho, Willians Cintra; o representante do Hospital de Olhos e Clínicas Especializadas, Dr. Albano Baccega; o representante da Ótica Progresso, Rodolfo Garcia; e demais autoridades.
O coordenador da Fundação ArcelorMittal, Paulo Roberto Oliboni, fez um breve discurso sobre o projeto. “Nós acreditamos nesse projeto desde o início da parceria com o Grupo Açotubo, que abraçou a ideia e, hoje, estarmos aqui encerrando a última etapa. Foram três etapas com todo o acompanhamento necessário até chegarmos ao momento de hoje, e realizarmos a entrega dos óculos”, informou.
O diretor do Grupo Açotubo, Bruno Bassi também fez um breve agradecimento. “É um orgulho ver que todo o nosso empenho valeu a pena e que estamos aqui para encerrar uma conquista, que irá contemplar as crianças que realmente precisam, pois, cuidar da visão na infância é fundamental. Agradeço a todos os nossos parceiros”, pontou.
O vice-prefeito, Nilton César Teixeira, enfatizou a importância do projeto. “Creio que este projeto foi muito importante para as nossas crianças da rede municipal, pois sabemos do cuidado que temos que ter com a visão, ainda mais na infância. Então, deixo meus agradecimentos a todos que contribuíram para esse resultado, e esperamos que, no ano que vem, possamos continuar e progredir para que novas empresas se interessem e sejam parceiras junto com a Fundação ArcelorMittal, o Grupo Açotubo, o Hospital de Olhos e Clínicas Especializadas e a Ótica Progresso”, finalizou.
Após os discursos, os alunos da rede municipal de educação, que compareceram à cerimônia, já saíram do Teatro usando seus óculos. Os demais, receberam o artigo durante visita do Grupo Açotubo às escolas.
Balanço
O projeto envolveu 2.970 estudantes, de 1º e 2º anos da rede municipal de ensino, com testes de acuidade visual, exames oftalmológicos e oferecimento de óculos completos para quem tivesse a necessidade identificada.
Do total geral de alunos, 390 crianças foram encaminhadas para exames clínicos oftalmológicos e, dessas, 240 tiveram a necessidade do uso de óculos identificada. Nesses casos, os alunos saíam da consulta direto para uma sala montada no próprio prédio do Hospital de Olhos, onde puderam escolher a armação de sua preferência.