O dia de hoje, 13 de junho de 2019, entrará para a história do município de Sertãozinho.
Há oito anos, 480 famílias passaram a residir em uma ocupação irregular de área particular, em um assentamento que, popularmente, ficou conhecido como “Granja”.
Após anos de trabalho e negociações junto ao movimento social responsável pela ocupação, que envolveram os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nesta quinta-feira, dia 13, às 17h, oficialmente, estarão encerradas as atividades da única ocupação irregular existente no município de Sertãozinho até então.
No ano de 2015, 280 famílias que moravam na ocupação foram contempladas, cada uma com sua moradia definitiva, quando a Administração Municipal inaugurou os empreendimentos de interesse social, Condomínio Residencial Geraldo Honório Garcia e Conjunto Habitacional Anélio Celline.
Agora, em 2019, o restante das famílias da ocupação, duzentas ao todo, estão deixando definitivamente a área de risco e, com isso, Sertãozinho não terá mais cidadãos morando em ocupações irregulares.
Conforme a realidade atual, 104 famílias já foram contempladas, cada qual com uma moradia, no loteamento de interesse social Cruz das Posses I, que está sendo construído com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, no Distrito de Cruz das Posses. Essas moradias devem ser concluídas e entregues às famílias no próximo mês de agosto e, enquanto isso, elas serão acolhidas em casas de familiares.
As outras 96 famílias foram devidamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e, após aprovação de legislação de autoria do Executivo junto à Câmara Municipal, já estão sendo contempladas com o benefício “Aluguel Social”, que prevê a destinação de R$ 400 mensais, pelo período de dois anos, para custeio de moradias alugadas. De acordo com a pasta, assim que for oficializado novo empreendimento de moradias de interesse social no município, essas famílias terão prioridade na indicação para que sejam contempladas.
Nesta quinta-feira, 13, uma missa será celebrada no local, marcando o fim de uma trajetória difícil para os cidadãos que ali viveram.
A área da ocupação, onde será realizado o ato religioso, está localizada na rodovia Maurílio Biagi (SP-322), Km 1,5, entre os municípios de Sertãozinho e Pontal (sede da antiga Granja Frango Sertanejo).
Autoridades e a imprensa estão convidadas a acompanhar a ação, que contará com as presenças dos antigos moradores do local.