Aconteceu, no último dia 23, a cerimônia que marcou a Inauguração da sede própria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania “Vidalina Flóridi”.
O evento foi marcado com uma breve introdução sobre a trajetória da pasta, e estavam presentes os familiares da homenageada e autoridades, como o prefeito, Zezinho Gimenez; a primeira-dama, secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni; o vice-prefeito, Nilton César Teixeira; o vereador autor da denominação do espaço, Fernando Francisco da Silva; a vereadora Cássia Guarneire Soares Daneze, representando a Câmara Municipal, entre outras.
Amabília Martins, sobrinha da homenageada Vidalina Flóridi, agradeceu pelo espaço receber o nome de sua tia. “Ela foi uma mulher muito batalhadora, sempre gostou de ajudar as pessoas, fazia tudo o que estava a seu alcance por todos. Ela é merecedora deste espaço receber seu nome”, comentou.
Quem também teceu agradecimentos foi a secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni. “Gostaria de agradecer a todos que estão presentes, porque hoje é um dia muito importante. Nós, que trabalhamos na Secretaria de Assistência Social, sabemos o quanto é gratificante estar aqui celebrando esta sede própria. Eu gostaria de parabenizar a minha equipe, a memória da homenageada Vidalina Flóridi, e a senhora Amabília Martins, sua sobrinha, que também executou um ótimo trabalho como bibliotecária e professora da escola em que eu estudava”, pontuou.
O prefeito Zezinho Gimenez falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pela pasta. “Acredito que a Secretaria de Assistência Social e Cidadania tem uma importância muito grande no município, e admiro muito o trabalho dos assistentes sociais, que lidam com uma parte de nossa população, que depende muito de atenção e dedicação; por isso, gostaria de parabenizar a todos. Com a sede própria, além de aprimorarmos o espaço de trabalho dos servidores, em um ano, a Prefeitura terá uma economia de mais de R$ 51 mil, pois o espaço anterior era alugado. Ou seja: com a obra, que pouco mais de R$ 162 mil, em três anos mais ou menos de economia já teremos pago o investimento”, finalizou.
Uma curiosidade: a sede da Secretaria de Assistência Social foi inaugurada no mesmo mês em que se comemora o Dia do Assistente Social (15 de maio) e, por isso, profissionais da área que atuam à frente de diferentes departamentos foram homenageados de modo surpresa pela secretária Tatiane Guidoni.
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania está atendendo no novo endereço desde a última segunda-feira, 27, à rua Auad Sader, 160 - Jardim Liberdade.
Sobre a Secretaria
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania foi criada como Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, pela Lei n° 4.115, de 07 de junho de 2004, na primeira gestão do prefeito Zezinho Gimenez. Antes disso, a assistência social do município era denominada de Departamento de Promoção Social e pertencia à pasta da Secretaria da Saúde.
A criação da Secretaria como pasta específica foi um grande avanço para o serviço social do município, em especial para a população atendida, que passou a contar com um trabalho de melhor qualidade devido, principalmente, ao montante maior de recursos investidos na assistência social, em função de ter adquirido orçamento próprio.
Em 2016, foi renomeada como Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Sobre a homenageada
Vidalina Flóridi nasceu em Sertãozinho, no dia 26 de junho de 1.922. Foi professora e lecionou em escolas de Sertãozinho e Viradouro.
Anos mais tarde, cursou Serviço Social na UNAERP e trabalhou como Assistente Social na APAMI e nas entidades Obra do Berço Menino Jesus e Roupeiro Nossa Senhora do Rosário (hoje extinta).
Paralelamente à profissão de professora, no ano de 1.959 foi nomeada Presidente da Comissão Municipal da L.B.A. – Legião Brasileira de Assistência. Trabalhou também no Consórcio Intermunicipal da Promoção Social da Região de Sertãozinho, e no ano de 1.967, na gestão do então prefeito Antônio Paschoal, implantou o Serviço Social Municipal e prestou serviços como Assistente Social até o ano seguinte, quando se demitiu, retornando na gestão do prefeito Arnaldo Bonini, trabalhando até 1.991, ano em que se aposentou na função.
Vidalina Flóridi, através do Consórcio Intermunicipal de Sertãozinho, fundou em 1.972 a APAE – Associação dos Pais e Amigos do Excepcional, entidade importantíssima que atendia, à época, crianças e jovens de nossa cidade e de municípios vizinhos, como Barrinha, Dumont e Pontal.
Durante toda a sua vida, promoveu eventos que deixaram sua marca em Sertãozinho. Foi pioneira no trabalho social no município.
Faleceu em 12 de março de 2004, e deixou um legado respeitado por todos, no âmbito da Assistência Social do município.