O crescente desenvolvimento de tecnologias relacionadas à qualidade ambiental tem grande importância na prevenção e controle de atividades potencialmente poluidoras. Aliadas às ações de fiscalização ambiental, tais tecnologias promovem melhorias significativas ao meio ambiente ao buscar constantemente a adequação de empreendimentos dos mais variados ramos de atividade, como os postos de combustíveis.
O município de Sertãozinho é abastecido por fontes de águas subterrâneas. É, portanto, de grande relevância a prevenção de eventuais vazamentos de combustíveis. “A contaminação do solo e da água subterrânea ocasionada por esses vazamentos é uma questão de crescente preocupação, devido aos impactos gerados, principalmente na contaminação de aquíferos que sejam utilizados como fonte de abastecimento para consumo humano”, explica o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Diante desse cenário, a Secretaria de Meio Ambiente vem realizando uma frente de fiscalização desde o ano de 2017, para detectar possíveis irregularidades ambientais, com o objetivo de prevenir a contaminação do solo por meio de vazamento de tanques de combustíveis, despejo de efluentes nas redes pluvial e de esgoto, e descarte irregular de materiais contaminados com óleos. “A presente ação consiste na inspeção anual de todos os postos de combustíveis com finalidade comercial, em atividade na área urbana de Sertãozinho”, completa Carlos Alexandre.
Durante a última inspeção, realizada em março, que se refere à primeira etapa de vistorias, foram verificados o armazenamento e destinação de resíduos como, areia contaminada, óleo usado, óleo da caixa separadora, embalagens contaminadas, funcionamento da caixa separadora, do aparelho de monitoramento ambiental e das canaletas. Também foram exigidas documentações de comprovação de destinação dos resíduos gerados, licença ambiental e o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI), que é um documento emitido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) necessário para transportar seus resíduos até o local de destinação correta.
Cada resíduo ou efluente deve ser destinado conforme norma específica, devendo possuir CADRI. O aparelho de monitoramento deve estar em pleno funcionamento, garantindo ausência de vazamentos. As caixas separadoras de óleo, por sua vez, devem passar por manutenções periódicas.
Essas ações auxiliarão a CETESB, bem como os órgãos municipais competentes, a adotarem todas as medidas cabíveis, através do encaminhamento de relatório com as irregularidades observadas.
A próxima etapa de vistorias deve acontecer no segundo semestre.