A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou, no último dia 27, o Projeto "De Olho No Óleo" no Centro de Convivência do Idoso (CCI), com o objetivo de conscientizar os idosos atendidos, quanto à especial importância da coleta e descarte correto do óleo de cozinha usado.
Os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente explicaram que o óleo de cozinha a ser descartado, quando jogado diretamente no ralo da pia, polui córregos, além de danificar o encanamento da casa, interferindo ainda, na passagem de luz pela água, retardando o crescimento vegetal e impedindo a transferência de oxigênio para a água, dificultando a vida nos sistemas hídricos.
Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o consumo de uma pessoa durante 14 anos de vida), e quando o óleo é lançado no solo, a contaminação também ocorre, e pode até matar as espécies arbóreas existentes no local ou atingir o lençol freático.
A empresa parceira da iniciativa, a Granol, recebe o material usado e promove a troca por produtos novos, na proporção de 4 litros de óleo de soja já utilizado, por 900 ml de óleo Granol novo, sendo que, no final do ano, é feita a entrega dos óleos novos para o Fundo Social de Solidariedade.
O óleo de soja já utilizado, desde que corretamente destinado, constitui matéria-prima para fabricação de biodiesel.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI), também passa a ser, agora, um ponto para que a população sertanezina leve o óleo de soja utilizado para correta destinação. O endereço é: rua Washington Luís, 603 - Alto da Semar.