A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está trabalhando para melhorar a mobilidade urbana das avenidas Egisto Sicchieri e Antônio Paschoal, com a construção de uma rotatória elevada e uma ponte.
A primeira obra, prevista no projeto de Macrodrenagem do Córrego Sul, consiste na construção de duas pontes em curva (um elevado), encurtando o caminho para os motoristas que, hoje, necessitam dar toda a volta pela avenida Egisto Sicchieri para atravessarem, por exemplo, da Cohab 3 para o Jardim Amália. A rotatória elevada fará a ligação das avenidas Egisto Sicchieri e Hideo Takada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, a construção da primeira ponte que compõe a rotatória foi iniciada em setembro passado. “Essa ponte encontra-se em fase de protensão, técnica que visa melhorar a resistência de uma estrutura. Em seguida, serão iniciados os serviços de acabamento, que englobam o reaterro, a construção das guias, da calçada e do gradil. Por fim, será feita a aplicação do pavimento”, explica o secretário da pasta, Alberto Dominguez Cánovas. A previsão é de que a primeira etapa desse trabalho de engenharia e infraestrutura seja concluído no final deste primeiro semestre de 2019.
Com valor total de R$ 2.432.218,14 proveniente de recursos federais advindos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, a obra está sendo executada pela Leão Engenharia S/A. Estará completa, porém, após o término das duas pontes. “Ainda não temos previsão para início da segunda ponte da rotatória, pois estamos aguardando a liberação da retirada de postes de energia pela CPFL”, completa o secretário de Obras.
Em relação à segunda obra, que consiste na construção de uma ponte de travessia da avenida Antônio Paschoal, através da rua Expedicionário Solano, a Secretaria aguarda, no momento, a liberação para a execução da protensão. Com sua construção iniciada em maio do ano passado e entrega prevista para o próximo mês, a ponte custará R$ 387.009,92 divididos em recursos federais (R$ 245.850,00) e municipais (R$ 141.159,92). A obra está sendo realizada pela empresa Rone Engenharia, Projetos, Construções e Comércio Eireli – EPP, de Jaú/SP.
Durante a execução da 1ª Etapa das obras de Macrodrenagem, devido ao alargamento do leito do Córrego Sul, as pontes antigas precisaram ser todas demolidas. Foram reconstruídas 14 novas pontes, mas sete delas, como previsto no projeto, não retornaram, incluindo a ponte da rua Expedicionário Solano. Entretanto, após nova análise da mobilidade urbana daquele local, a Prefeitura conseguiu a aprovação do projeto e a liberação de recursos, para a reconstrução dessa ponte, que liga o centro da cidade ao bairro Alto da Semar.
O secretário de Obras, Alberto Cánovas, ressalta que “os trabalhos preveem melhorias consideráveis no fluxo de veículos das regiões contempladas”.
Essas duas obras são complementares ao Módulo A do projeto de Macrodrenagem, concluído em dezembro de 2017. A 2ª Etapa dessa obra, o Módulo B, que contempla reservatórios de retenção, parque linear e viários de acesso, está aguardando a liberação da CETESB para ser iniciada. A Macrodrenagem é considerada a maior obra de infraestrutura já realizada no município. Seu valor total é de aproximadamente R$ 68,7 milhões.