Aconteceu, na última quarta-feira, dia 05, em Ribeirão Preto, a cerimônia de premiação do concurso EPTV na Escola. Entre os dez finalistas premiados, Sertãozinho teve duas alunas contempladas - Júlia Duarte Jacob e Raquel Heloísa de Andrade Pereira, ambas do 9º ano da EMEF “Prof. Antônio Cristino Cabral”, em que Julia ficou com a 2ª colocação, e Raquel com a 7ª. As alunas, que estudam na mesma sala, foram orientadas pela professora Divina Aparecida Garcia Martins Arosti.
Cerca de 140 convidados prestigiaram o evento, que premiou os dez primeiros classificados com um televisor HD, e os professores orientadores com um porta-retrato digital. Além disso, todos, alunos e professores, receberam certificado de participação e classificação no concurso.
O prefeito Zezinho Gimenez subiu ao palco para entregar os prêmios à professora e às alunas sertanezinas. Ele também fez um breve discurso, representando os prefeitos de todas as cidades finalistas, pois Sertãozinho é o município que mais teve alunos premiados na história do concurso EPTV na Escola – 19 no total. “É um orgulho para a nossa cidade saber que, mais uma vez, Sertãozinho foi muito bem representada, através de nossas alunas. Gostaria de parabenizá-las e, principalmente, à professora orientadora, pelo ótimo trabalho”, comentou o prefeito.
Vocação e propósito
“Minha vocação e o propósito de minha vida”. Esse foi o tema deste ano do concurso, em que Sertãozinho conquistou duas premiações, entre aproximadamente 25 mil trabalhos inscritos, de 371 escolas participantes na região.
O título da redação da segunda colocada, Júlia Duarte Jacob, foi “Um timbre encantado!”, na qual ela fala sobre a sua paixão pelo violino e o seu sonho de tocar a vida das pessoas, através de sua música. “Com o poder curativo da música, que foi capaz de realizar em mim uma metamorfose, libertando-me do casulo que me aprisionava nas garras do medo e da timidez, também quero transformar a vida das pessoas com as notas musicais que eu tocar”, escreveu a vice-campeã em seu texto.
O concurso
O “EPTV na Escola” é um concurso de redação realizado pela emissora desde 1999, com o intuito de incentivar, ainda mais, jovens estudantes a mostrarem seus papéis na sociedade. De abrangência regional, é realizado para todos os alunos do último ano do Ensino Fundamental, tanto de escolas da rede municipal, quanto escolas estaduais e particulares, incluindo o SESI e o programa EJA – Educação de Jovens e Adultos. Além disso, o concurso permite a interação dos alunos com um veículo de comunicação.