Você ou alguém de sua família está necessitando de um item de mobilidade, como um andador ou uma cadeira de rodas, por exemplo?
Então, preste muita atenção a esta informação: a Prefeitura de Sertãozinho conta com o serviço de empréstimo, e em alguns casos até de doação, de itens de mobilidade, como andadores, cadeiras de rodas e muletas. É a Central de Empréstimo de Equipamentos Ortopédicos “Antônio Fernando Assan” – órgão coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do município.
“Possuímos vários equipamentos para serem emprestados à população e, em casos de uso permanente, podemos viabilizar até a doação desses objetos”, diz a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni. “Porém, para fazê-lo, é preciso se descolar ao Fundo Social e fazer o pedido à Assistente Social, que informará os documentos necessários”, explica.
Marcos Favaretto, diretor do Fundo Social de Solidariedade, informa que entre esses documentos, é essencial apresentar a receita médica ou do fisioterapeuta, informando as características do item de mobilidade de que o paciente necessita. “Os equipamentos podem ser parecidos, mas há vários pontos que devem ser considerados, como o peso do paciente e a necessidade de ficar com uma perna engessada reta, na horizontal, por exemplo. Em casos de amputados, o eixo de uma cadeira de rodas para pessoa nessa condição é mais para trás do que numa cadeira comum, para ajudar no equilíbrio. Então, são vários detalhes que precisamos saber para podermos ceder o equipamento adequado”, esclarece.
Tatiane Guidoni frisa que a exigência do relatório médico ou de fisioterapeuta visa à segurança do próprio paciente. “Precisamos desse relatório para garantir que estamos doando ou emprestando o equipamento certo, para não prejudicar na mobilidade da pessoa atendida, além de nos prevenirmos de problemas futuros advindos do uso incorreto do produto emprestado”, conclui.
A Central de Equipamentos Ortopédicos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Washington Luís, 1.138 – Centro.
Para solicitar algum equipamento, é preciso ir até o Fundo Social, que funciona junto com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania, à rua Sebastião Sampaio, 1.685 – Centro