Recentemente, a enfermeira Luciana Barbosa e a assistente social Fabia Junqueira de Tolvo, servidoras da Prefeitura Municipal de Sertãozinho, participaram da 9° Jornada Paulista de Doenças Sexualmente Transmissíveis, conquistando as primeiras colocações.
O trabalho da assistente social foi uma análise de indicadores clínicos e sociais de não adesão, voltados para portadores do vírus HIV que, mesmo com os recursos oferecidos pela saúde pública, como medicamentos e estrutura, têm dificuldade em aderir ao tratamento.
Segundo Fabia, foi uma honra dar visibilidade ao nome da cidade com esta conquista. “Sinto-me honrada pela oportunidade de representar a cidade de Sertãozinho, em especial, pela oportunidade do reconhecimento e da excelência da equipe do Centro de Referência de Infectologia de Sertãozinho; realmente, foi uma conquista muito grande para nós”, disse.
Luciana também ficou radiante com o reconhecimento. “Meu trabalho foi baseado em um relato de experiência, usando estratégias das equipes de saúde no Jardim Helena, no período de setembro/2017 a agosto/2018, sobre a adesão de 72 gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde aos testes rápidos, diagnósticos e de triagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis. A gratidão foi enorme de saber que este trabalho foi o escolhido, realmente fiquei muito feliz”, relatou a enfermeira.
Foram, ao todo, 70 trabalhos inscritos, e apenas 35 foram pré-selecionados para que fossem apresentados na Jornada. Dentre eles, as profissionais do município fizeram dobradinha nas primeiras colocações: Luciana Barbosa ficou em 1º lugar na modalidade “Relato de Experiência”, e Fabia Tolvo ficou em 2º lugar na categoria “Trabalho Científico”.