Com o propósito de discutir a viabilização de novas políticas públicas antidrogas que apontem saídas mais seguras em relação à prevenção, tratamento e reinserção social de pessoas em situação de dependência química, a Pastoral da Sobriedade e a FEBRACT (Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas), com o apoio da Prefeitura Municipal, estão preparando o 1º Congresso de Políticas sobre Álcool, Drogas e outros Vícios, em Sertãozinho.
A ação, que acontece no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami”, nos dias 14 e 15 deste mês, discutirá diversos temas ligados aos problemas gerados pela dependência de álcool e drogas.
Dentre os assuntos discutidos, vale destacar a palestra com a cientista social especializada em psicopedagogia, Katia Isicawa, que abordará o trabalho feito com as famílias dos dependentes químicos; e também o diálogo com o consultor em dependência química da FEBRACT, Vinícius M. Cardim, que é terapeuta cognitivo-comportamental e falará sobre a importância das habilidades sociais na recuperação do dependente químico.
“A conferência tem o objetivo de trazer novos conhecimentos para todos os profissionais que atuam na área da dependência química. Vamos abordar vários temas ligados ao dia a dia de um centro de tratamento, analisar a justiça terapêutica e qual a sua importância na sociedade, além dos efeitos da dependência química na pessoa e em seus familiares, por exemplo”, explica Luiz Carlos Agranito Júnior, que é um dos organizadores do evento.
Para participar do Congresso, que é gratuito, os interessados devem realizar as inscrições pelo site: conpsad.com.br.