*Por Drª Renata Abduch
“Em 2010, foi instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado em 28 de julho. O ‘Julho Amarelo’ visa conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C”. (Fonte
As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e observam-se diferenças regionais na ocorrência e magnitude dessas, em todo o mundo, variando de acordo com o agente causador. Neste mês de julho, o alerta especial é para as Hepatites B e C.
O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da hepatite C, e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que, muitos não sabem que têm esses vírus – agentes causadores de uma doença silenciosa, na maioria das vezes diagnosticada tardiamente.
Saber que se tem a doença é um grande benefício para o sucesso do tratamento e melhoria do prognóstico, já que, atualmente, temos disponibilizados medicamentos de alta eficácia para o tratamento, principalmente, para Hepatite C, com poucos efeitos colaterais e alta probabilidade de cura, em curto espaço de tempo; também muitos avanços no tratamento da Hepatite B; além da vacina, que é a melhor ferramenta de prevenção - e é gratuita.
Assim, a recomendação é para que a população realize os testes de Hepatites B e C, com o objetivo de ter o diagnóstico o mais precocemente possível.
Visando facilitar o acesso aos testes, a Secretaria Municipal de Saúde e o Programa DST/AIDS e Hepatites Virais, têm realizado neste mês, a campanha “Julho Amarelo”, com o intuito de intensificar as ações para testagem no município, promovendo atendimentos em vários locais, fora do horário de funcionamento padrão das unidades de saúde, como forma de incentivar as pessoas a realizarem o teste que, na maioria das vezes, é adiado em função da rotina atribulada.
Vale reforçar que, independentemente da campanha, os testes para Hepatites B e C, HIV e Sífilis são realizados diariamente, das 8h às 15h30, no Centro de Testagem e Aconselhamento, que funciona no Centro de Saúde II, na rua Pedro Bighetti, 910 – Jardim Recreio. Os testes são gratuitos, sigilosos e não é necessário jejum; basta apresentar um documento com foto.
*Drª Renata Abduch é médica infectologista da rede municipal de saúde de Sertãozinho.