A equipe da coleta seletiva não para. Desde que o serviço foi ampliado, no ano passado, para 100% do município de Sertãozinho, incluindo o Distrito de Cruz das Posses, os resultados têm sido cada vez mais promissores.
O trabalho, que é realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a CORSERTA – Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho, tem conquistado um número cada vez maior de adeptos. “É um trabalho muito importante, e eu fiquei muito feliz que ele chegou ao meu bairro. Agora, toda vez que vou utilizar um produto na cozinha, por exemplo, observo a embalagem, verifico se é reciclável e já faço a separação. Tornou-se um hábito”, comenta a dona de casa, Olga Idê, moradora do Jardim Jamaica.
Na coleta seletiva, além de recolher os materiais recicláveis conhecidos, a equipe recolhe também o óleo de cozinha usado, que se for descartado de forma incorreta, pode trazer graves prejuízos à rede coletora de esgoto e, também, ao meio ambiente. Basta que o morador armazene o resíduo em garrafas PET e coloque-as em sua lixeira no mesmo dia do recolhimento.
Com a cidade dividida em cinco grandes setores, os bairros são visitados pelas equipes de coleta entre segunda e sexta-feira. Para participar, é só separar os itens recicláveis no dia anterior à coleta, acomodando-os nos sacos azuis, que são entregues pelos recicladores, e disponibilizá-los na lixeira da residência.
Quem ainda não tem o saco azul específico da coleta seletiva, ou precisa de uma quantidade maior, ao ouvir a música que identifica o caminhão da coleta, pode solicitar diretamente a um dos recicladores.
Novidade
Para reforçar a importância da coleta seletiva e facilitar ação dos cooperados, 40 mil selos de identificação para as residências parceiras foram confeccionados. “O objetivo é identificar todas as casas que são parceiras da coleta seletiva. Isso ajudará quem sai cedo para trabalhar ou esqueceu de colocar seu reciclável na porta. Com o adesivo, o coletor irá identificar que a casa é parceira, e disponibilizará o saco da cor azul, mesmo que não haja o saco cheio na porta, por esquecimento ou pelo recolhimento de algum reciclador autônomo”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Vale lembrar que, o cronograma da coleta seletiva está disponível para consulta no site da Prefeitura: www.sertaozinho.sp.gov.br, na seção “Secretarias / Meio Ambiente”. Em caso de dúvidas, o cidadão também pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente: 3946-7800.
Rejeitos
Para finalizar, um lembrete importante para quem vem participando da coleta seletiva: em alguns bairros, o índice de rejeitos nos sacos dos recicláveis tem sido alto. Mas, o que são rejeitos?
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente são considerados rejeitos todos os itens orgânicos (restos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis, etc.) e outros resíduos sólidos que não são recicláveis, como massa verde (galhos de árvores provenientes de podas), madeiras, pneus, entre outros.