Quem transita pela extensão da avenida Antônio Paschoal já deve ter notado uma diferença: as margens do Córrego Sul ganharam novas “moradoras”. Estamos falando das árvores recém-plantadas no local, a partir do plantio ornamental que vem sendo coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiental.
Local mais afetado pela obra de Macrodrenagem do Córrego Sul, a avenida Antônio Paschoal deve receber, até o final do projeto, 370 novas árvores, entre ipês cascudos e palmeiras imperiais, que prometem revitalizar o ambiente, além de resgatar a tradição e a familiaridade do local.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, a ação que, está sendo acompanhada pelo Departamento de Preservação e Conservação Ambiental, tem o objetivo de tornar o local mais agradável visualmente e quebrar a sensação de aridez impactada pela obra. “A função principal do projeto é ornamental, de resgate e de homenagem à vegetação que originalmente havia no local. As árvores estão sendo plantadas em locais escolhidos tecnicamente para não causarem danos à parte civil, e que comportem perfeitamente o enraizamento no solo”, explica.
Conforme informações da pasta, a ação está contida no orçamento da obra de Macrodrenagem, sendo que, para sua realização, foi feito um minucioso estudo. “O projeto da obra contou com um processo de avaliação e licenciamento ambiental, que determinou o número de árvores a serem plantadas a título ornamental e em compensação ao impacto ambiental. Nesse último caso, junto à Cetesb, que é o órgão responsável, realizamos um estudo para determinar quais áreas da cidade seriam melhores para o replantio das árvores. Essas áreas serão monitoradas por, no mínimo, dois anos, com irrigação e tratamento, segundo orientações do Departamento de Preservação e Conservação, de modo a garantir seu desenvolvimento saudável”, destaca o secretário.
Vale pontuar ainda que, o trabalho de paisagismo do Córrego Sul também beneficiará as rotatórias em toda a extensão da avenida. A previsão de término é para junho deste ano.