Abril é o mês de conscientização do autismo e, preocupado em ampliar as informações sobre o assunto entre a população, o Fundo Social de Solidariedade está preparando uma programação especial.
Neste ano, a Semana de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) terá início a partir desta segunda-feira, dia 09, e vai até o dia 12, com atividades gratuitas.
A abertura da Semana contará com uma Roda de Conversa aberta ao público em geral, no Teatro Municipal de Sertãozinho. Pais de autistas, representantes de entidades educacionais e assistenciais, autoridades, psicólogos e outros profissionais que atuam no atendimento a pessoas com TEA estão convidados a debater e refletir sobre aquilo que cada cidadão faz pela integração das pessoas com essa condição.
O restante da programação contempla, em especial, educadores e cuidadores que atuam na rede municipal de ensino. As ações terão início sempre às 19h. Confira o cronograma completo:
- 09/04, segunda-feira, no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami” – Abertura da Semana de Conscientização do TEA – Roda de Conversa com: Mirella Fiuza Losapio (Psiquiatra), Patrícia Binhardi (Psicóloga e mãe de Autista) e Michelle Malab (Diagnosticada com a Síndrome de Asperger e mãe de Autista).
- 10/04, terça-feira, no Teatro Municipal “Profª Olympia Faria de Aguiar Adami” - Dinâmica com os professores da educação infantil, com as participações de: Ingrid Silva Montanher (Neuropediatra) e Luciane Siqueira Serra (Diretora Pedagógica do Centro de Recursos e Apoio Pedagógico - CRAP).
- 11/04, quarta-feira, no auditório da EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza” - Dinâmica com os professores do ensino fundamental e cuidadores, com as participações de: Lidiane Carolina Ferreira Manduca (Terapeuta Ocupacional) e Mirella Fiuza Losapio (Psiquiatra).
- 12/04, quinta-feira, no auditório da EMEF “Profª Elvira Arruda de Souza” - Dinâmica com os professores do ensino fundamental e cuidadores, com as participações de: Lidiane Carolina Ferreira Manduca (Terapeuta Ocupacional) e Elaine Aparecida Pignata Strini (Neuropediatra).
A secretária de Assistência Social e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Tatiane Cristina Pereira Guidoni, destaca que, o objetivo da Semana vai além da conscientização. “Além de conscientizar é preciso humanizar nossas relações com as pessoas que possuem TEA. É preciso aprender a conviver e respeitar toda e qualquer diferença; e sabemos que, a informação é sempre o melhor caminho. Por mais um ano, deixamos nosso convite a todos que tenham interesse no tema, que participem da Roda de Conversa de abertura, pois, certamente, teremos um encontro muito produtivo e esclarecedor”, finaliza.