O prefeito Zezinho Gimenez cumpriu agenda oficial na capital paulista, recentemente, tendo como destaque sua reunião com o secretário de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Márcio Fernando Elias Rosa.
Durante a audiência, Gimenez reivindicou a implantação de um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) na Fundação CASA do município. “O objetivo é agilizar o atendimento inicial ao adolescente que tenha cometido algum tipo de ato infracional e tenha sido apreendido pela Polícia em flagrante ou em cumprimento de mandado de busca e apreensão”, explicou o prefeito.
O projeto NAI já funciona em alguns municípios paulistas, como em Ribeirão Preto, por exemplo. Recebe recursos do Estado, via Fundação CASA, Polícia Civil e Defensoria Pública. É considerado referência por especialistas da área da infância e juventude. O NAI reúne representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar e Conselho Tutelar, visando promover a atuação em rede junto ao jovem.
“Fomos até São Paulo reforçar nosso interesse e apoio ao projeto, que reconhecemos como um salto de qualidade no serviço social prestado em nossa cidade, em relação ao adolescente infrator”, avalia o prefeito Zezinho Gimenez.
O procurador-geral da Prefeitura, Dr. Heraldo Luiz Dalmazo, aponta que, com a integração propiciada pelo NAI, o processo do adolescente autor de ato infracional tramita mais rápido. “O atendimento prestado é mais indicado que o oferecido em delegacias e cadeias públicas, pois o projeto reúne todas as instâncias necessárias para o atendimento do adolescente em conflito com a Lei, em um só lugar”, conclui.