Sempre colocando como prioridade a saúde e o bem-estar da população, a Administração Municipal está trabalhando com empenho na construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Distrito de Cruz das Posses.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, responsável pela coordenação dos trabalhos, a obra, que teve início no segundo semestre do ano passado, será composta por duas estações elevatórias, arruamento e fechamento de área.
O valor total do investimento é de R$ 4.567.507,20, oriundos de convênio celebrado junto à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, por meio do Programa Federal “Saneamento Para Todos”, operacionalizados por meio do Banco do Brasil.
De acordo com o superitendente do Serviços Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (SAEMAS), Carlos Roberto Sarni, os benefícios se estendem ao bem-estar dos cidadãos e à preservação ambiental. “O sistema terá capacidade para tratar 100% do esgoto do Distrito, com uma eficiência de 85%, o que vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, sem falar da vida aquática dos córregos Santo Antônio das Pimentas e Tabocas, que banham o Distrito”, avalia o engenheiro.
De acordo com o subprefeito de Cruz das Posses, Valdemar Antônio Firmino, a obra representa um grande avanço para a população do Distrito. “Pela primeira vez Cruz das Posses terá seu esgoto tratado, e o mais importante: em sua totalidade, 100%. É incontestável que a obra beneficiará diretamente o meio ambiente e a saúde da população, eliminando a poluição de rios e demais cursos d'água, evitando a infiltração no solo e contaminação de reservas naturais subterrâneas de água. Dessa forma, ficam garantidas as boas condições de saúde pública, com a eliminação de contaminação de pessoas e animais”, destaca.
É importante ressaltar que, o projeto contempla todas as exigências da CETESB, como o limite de distância entre a ETE e as moradias, além do plantio de eucaliptos, constituindo uma barreira verde no entono da área.