Jornais, revistas, papel sulfite, papelão, embalagens plásticas, garrafas e copos de vidro, pilhas e baterias, latas de refrigerante e panelas sem cabos. O que todos esses materiais têm em comum? Acertou quem respondeu: “eles são todos recicláveis”.
E se são recicláveis, logo, também são recolhidos pela equipe do serviço de coleta seletiva, que é realizado, desde o início do mês, em todo o município de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a CORSERTA – Cooperativa de Recicladores de Sertãozinho.
Para ampliar o serviço para toda a cidade, o Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente dividiu a cidade em setores, que são visitados pelas equipes de coleta entre segunda e sexta-feira; e para participar, é muito simples: “basta separar os itens recicláveis no dia anterior à coleta, acomodando-os nos sacos azuis, que são entregues pelos recicladores, e disponibilizá-los na lixeira de sua residência. Quem ainda não tem o saco azul específico da coleta seletiva, ou precisa de uma quantidade maior, ao ouvir a música que identifica o caminhão da coleta seletiva, pode solicitar diretamente a um dos recicladores”, orienta o diretor do Departamento de Gestão de Resíduos Sólidos, Aluísio Edson Moraes Júnior.
Novidade
Algumas pessoas ainda não sabem, mas a coleta seletiva também recolhe o óleo de cozinha usado, que se for descartado de forma incorreta, pode trazer graves prejuízos à rede coletora de esgoto e, também, ao meio ambiente. “Essa é mais uma facilidade que oferecemos à população, através do serviço de coleta seletiva. O descarte correto do óleo de cozinha usado era um problema para muitas residências. Agora, basta que o morador armazene o resíduo em garrafas PET e coloque-o em sua lixeira, no mesmo dia da coleta seletiva, para ser recolhido”, pontua o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
O cronograma da coleta seletiva está disponível para consulta no site da Prefeitura: www.sertaozinho.sp.gov.br. Em caso de dúvidas, o cidadão também pode ligar para a Secretaria de Meio Ambiente: 3946-7800.