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SET
21
21 SET 2017
“Administrar 44 escolas e quase 16 mil alunos é um desafio constante”
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Mais de 40 anos trabalhando em prol da educação. Isso mesmo, você não leu errado. São mais de 4 décadas ensinando, se comunicando com crianças e pré-adolescentes e conversando com pais e alunos de uma maneira que é sua marca registrada: a fala mansa, um tom sereno e sempre olhando nos olhos.

A entrevistada da vez é a secretária municipal de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, que, nos próximos parágrafos, faz uma análise da educação micro e macro; comenta sobre sua saúde e como é estar à frente de uma pasta que tem quase 16 mil alunos. Acompanhe.

Penso que a primeira pergunta é mesmo pessoal, já que muitas pessoas acompanharam e, certamente, gostariam de ter uma devolutiva de sua saúde. Como a senhora está agora?

Otávia Alexandrina Portugal Assumpção - Passei por momentos difíceis, mas com o apoio da minha família e dos amigos, através de orações, mensagens e promessas, os desafios tornaram-se “energia” para a minha superação. “Depois da tempestade vem a calmaria” (ditado popular) e, hoje posso afirmar: Estou Ótima! Na oportunidade, quero agradecer a todos os profissionais da saúde que não mediram esforços para a minha total recuperação. Também a minha eterna gratidão às pessoas que torceram e pediram por mim. Que Deus proteja e abençoe a todos.

Vamos entrar na parte profissional: como é administrar 44 escolas e quase 16 mil alunos na rede municipal?

Otávia - Administrar 44 escolas e quase 16 mil alunos é um desafio constante. Através de avaliações e reflexões, (re)direcionamos ações propostas pela Secretaria Municipal de Educação para o bom funcionamento da Rede Municipal. O nosso objetivo é a aprendizagem dos alunos matriculados; por isso, temos alguns “pilares” no apoio e acompanhamento das escolas: Gestão Pedagógica (aprendizagem dos alunos); Gestão de Pessoas (convivência e formação dos profissionais de educação); Gestão Participativa (apoio às decisões do Conselho de Escola e APMs fundamentados na gestão democrática); Gestão de Recursos e Serviços (eficácia no atendimento de documentos, declarações, etc.); e Gestão dos Resultados Educacionais (IDEB, aprovação, etc.).

E os professores e demais colaboradores têm um papel fundamental nesse processo todo, não é mesmo?

Otávia - Os professores e todos os demais profissionais de educação são importantíssimos no processo de ensino e de aprendizagem dos nossos alunos, pois são eles que compartilham, incentivam, preparam, oportunizam e transformam conhecimento em APRENDIZAGEM. Ou seja, com a sua força exuberante, faz o gigante se agitar e levantar para o progresso do município.

Qual a avaliação da senhora sobre a educação da rede municipal?

Otávia - A Rede Municipal tem ótimos resultados nas avaliações externas (Prova Brasil). O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um referencial e reconhecido por muitos pesquisadores e educadores do Estado de São Paulo e do Brasil. Temos as Olimpíadas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Ciências e Astronomia, que os nossos alunos são premiados constantemente. Quero ressaltar: o nosso maior resultado é a aprendizagem significativa dos alunos que acontece nos 200 dias letivos trabalhados no ano.

Qual a sua autoavaliação desde quando assumiu a pasta, em janeiro de 2016?

Otávia - Com o apoio da administração municipal, que não mede esforços para a educação, ampliamos a EMEI “Ana Maria Canesin Lovato”, o Centro de Recursos e Apoio Pedagógico (CRAP) e inauguramos a EMEI “Prof.ª. Carmen Morillas Olivare”. Nos indicadores, crescemos em relação aos anos anteriores. Estamos no caminho certo, temos desafios, mas temos muito trabalho e dedicação para a educação de Sertãozinho.

Por fim, a senhora tem mais de 40 anos na Educação. E um país como o Brasil, que tem grandes desafios pela frente nessa área, qual a sua ponderação macro sobre a educação brasileira?

Otávia - Com mais de 40 anos de educação já passei por muitas experiências. A universalização da educação no Brasil foi um grande progresso e conquista para toda a sociedade, porém precisamos garantir aprendizagem significativa para todos os alunos. Esse desafio não é somente do poder público, mas de toda sociedade envolvida.



Fonte: Assessoria de Comunicação PMS
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