Bate-papo, lançamento de CD e site e outras atrações serão realizadas pelo CMM e Museu de Sertãozinho
Na próxima terça-feira, dia 12, às 10h, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo lançará um site do Centro Municipal de Memória e do Museu de Sertãozinho reunindo todo o acervo histórico dos dois órgãos sobre a cidade.
A nova ferramenta, cujo acesso poderá ser realizado também via smartphone, disponibilizará fotografias, obras de artes, jornais e documentos antigos.
“O dia 12 de setembro marca a celebração dos 11 anos de oficialização do Centro Municipal de Memória”, comentou o secretário da pasta, José Adilson dos Santos, que vem acompanhando de perto as ações que serão promovidas pelo Centro Municipal de Memória e o Museu de Sertãozinho, entre os dias 12 e 23.
Na quarta-feira, dia 13, às 9h, haverá a apresentação do site aos diretores e coordenadores das EMEFs, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr”.
Na quinta-feira, dia 14, às 9h, será promovido um bate-papo com autores da memória sertanezina, no Centro Municipal de Memória/Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr”, localizado à rua Sebastião Sampaio, nº 1.489, no centro. No mesmo dia, às 15h, apresentação do coral do Projeto Guri; evento gratuito.
Já na sexta-feira, dia 15, às 19h30, será realizado o Lançamento do CD “O menino que voou alto – Rádio Nostalgia” - Dalfano Prates, na voz de Zé Luiz de Oliveira, também na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr”.
Trata-se de uma compilação das crônicas de Dalfano Prates, sertanezino que se destacou como apresentador dos programas de rádio “Amanhecer no Sertão”, “Crepúsculo Sertanejo” e “Terreiro do Coronel”.
Veiculados na imprensa local, os textos foram pesquisados e gravados pelo professor, ator, diretor e autor Zé Luiz de Oliveira, em trabalho que contou com a parceria de Jota Show Produções. “Dalfano Prates foi um profundo conhecedor da história da cidade, tendo escrito em vários jornais. Após sua morte, muito de nossa história se perdeu num incêndio que consumiu seu valioso arquivo. Será uma justa homenagem, prestada por outro grande entusiasta da memória em Sertãozinho. É um evento gratuito e aberto à população”, declarou o documentalista do CEMM, Leandro Aprile.
E tem muito mais!
O Museu de Sertãozinho também promoverá, de 18 a 23 de setembro, atividades comemorativas, tais como a exposição “Que história é essa?” e as ações “Essa Casa tem história!” - com memórias do centenário do prédio histórico do Antigo Fórum e Cadeia de Sertãozinho -; e “Era uma vez, outra infância!” - com histórias contadas, brincadeiras de roda, tabuleiro e jogos tradicionais.
O Museu de Sertãozinho está localizado à rua Expedicionário Lellis, nº 1.500, no centro, e funciona das 8h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30.
Vale ressaltar que, no dia 23, das 9h às 13h, na Praça “Mané Gaiola”, haverá o evento “Arte na Praça”, com pintura coletiva de pintores amadores e profissionais, com oferta de telas e pincéis. Os melhores trabalhos serão premiados, e as vagas são limitadas.