A Prefeitura Municipal de Sertãozinho, por meio das Secretarias de Assistência Social e Cidadania e de Meio Ambiente, certificou nesta terça-feira, dia 15, dez cidadãos atendidos pelo Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que participaram do Programa de Capacitação em Práticas Ambientais.
O curso teve duração de três meses e capacitou os participantes para diversos trabalhos na área de jardinagem e preservação ambiental. Para alguns deles, essa será uma boa oportunidade para se reerguer na vida, e começar uma nova profissão. “Eles aprenderam desde técnicas de jardinagem e horticultura, até orientações sobre preservação ambiental, que lhes tornam aptos a desenvolverem essas atividades. Tivemos a oportunidade de realizar algumas das aulas na estrutura da Escola de Educação Ambiental, proporcionando momentos agradáveis em contato com a natureza a esses cidadãos”, mencionou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
É o caso de Eliaquim da Silva, que é casado, pai de uma filha e cuida também de dois enteados. “Estou sem um emprego fixo há algum tempo, e está muito difícil conseguir trabalho. Sempre tive interesse nessa área de jardinagem, mas nunca havia conseguido uma chance de aprender e, agora, certamente, vou me esforçar para fazer disso o novo meio de sustento da minha família”, comentou com um sorriso no rosto, logo após receber o certificado das mãos da secretária de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni, e do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
“A Prefeitura está empenhada em ajudar essas pessoas que, hoje, não estão em condições de se manter e precisam de apoio. Mas, além de apoiar, queremos dar condições para que elas sejam capazes de caminhar sozinhas e tenham suas profissões”, comentou a secretária Tatiane Pereira Guidoni, em relação à importância desse tipo de iniciativa.
O Centro POP está localizado à rua Paulo Meloni, nº 720, no Jardim Alvorada. O órgão presta orientações e esclarecimentos para a população, pessoalmente, ou pelo telefone 3945-8453.