Graças à parceria entre a Prefeitura de Sertãozinho, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, e a empresa Granol, foi realizado, nos últimos dois meses, o Projeto “Olho no Óleo”.
Promovido na EMEF “Profº Anacleto Cruz”, o projeto tem como principal objetivo coletar aquele óleo de cozinha, já usado, evitando, assim, o descarte inadequado desse tipo de resíduo.
O trabalho de separação desse óleo saturado está sendo estimulado não somente dentro da escola, mas fora dela também, já que, os pais dos alunos acompanharam e ajudaram na ação.
Todo o óleo recolhido é armazenado em garrafas PET de dois litros e, depois, é feita a troca junto à empresa parceira.
Ao todo, o trabalho das 22 salas participantes desse projeto resultou em 55 garrafas de dois litros, equivalente a 110 litros de óleo saturado. Os óleos usados foram trocados por 27 garrafas novas de óleo da empresa Granol, as quais foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade.
“O nosso objetivo principal é não poluir o meio ambiente. Porém, da forma como está sendo realizado esse projeto, está sendo formada uma rede benéfica que, em contrapartida, incentiva a produção de biodiesel, previne entupimentos nas redes de encanamentos ocasionados pelo excesso de gordura, além é claro, de vitalizar o Meio Ambiente. Um litro de óleo polui até um milhão de litros de água”, declara o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, que acrescenta: “com o sucesso da mobilização consciente, o ‘Olho no Óleo’ será expandido para toda a rede de ensino público. Em breve, divulgaremos todos os detalhes dessa ação tão importante”.