A Prefeitura de Sertãozinho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), vem trabalhando com afinco para escrever uma nova história para a população de rua do município, que tem como base o respeito integral a esses cidadãos.
São diversas ações ligadas à promoção da saúde, reinserção na sociedade, resgate de vínculos familiares e, mais recentemente, à capacitação profissional dos cidadãos atendidos pelo Centro POP que, há cerca de dois meses, estão participando de um programa executado em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que visa à capacitação em práticas ambientais.
No conteúdo programático das aulas estão as técnicas de produção de espécies vegetais; cultivo de hortas orgânicas e orquídeas; a criação de animais no âmbito da municipalidade; reciclagem e coleta seletiva; importância da mata ciliar e preservação de nascentes; resíduo domiciliar e de saúde; compostagem e resíduos da construção civil; poluição ambiental; jardinagem e importância das árvores. “No momento, temos nove usuários participando da atividade, que contará com 12 encontros, que lhes darão um horizonte sobre habilidades que, possivelmente, podem ser utilizadas como fonte de renda, proporcionando-lhes o resgate da autoestima e da dignidade”, comenta o diretor de equipamento social, Francisco Magalhães, que coordena os trabalhos do Centro POP.
Também fizeram parte das atividades algumas visitas técnicas, como à Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, ao Instituto Federal de Sertãozinho, ao aterro sanitário e a uma Central de Tratamento de Resíduos Hospitalares da cidade de Jardinópolis.
“A capacitação seguirá por mais algumas semanas, e esperamos que seja extremamente útil para os beneficiados, que são pessoas que estão tentando reconstruir suas vidas e, para isso, necessitam desse empenho e da visibilidade conferida pelo poder público, para que sejam respeitados pela sociedade em geral”, pontua a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Tatiane Cristina Pereira Guidoni.
Outra ação importante
Vale reforçar que, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e o Centro POP seguem executando a atividade “Acolher para Aquecer”, que consiste na abordagem e no acolhimento da população em situação de rua, principalmente, daquelas pessoas que passam a noite em vias públicas, praças e construções, tendo o objetivo de evitar que esses cidadãos durmam pelas ruas sem proteção, o que, em situações de temperaturas muito baixas, pode representar um grave risco à saúde.
Com o apoio da equipe de assistentes sociais do Centro POP, profissionais da Secretaria de Assistência Social e Guarda Civil Municipal, uma estratégia de trabalho foi montada em parceria com o Albergue Noturno “Octávio de Oliveira Campos”, que está apto a receber os moradores de rua que aceitam a proposta de passar a noite de forma digna, em um ambiente limpo e protegido, onde eles também podem tomar banho, fazer a barba, jantar e tomar café da manhã no outro dia.
A atividade será realizada de segunda a sexta-feira, das 20h às 23h, durante todo no inverno, e a população pode ajudar para o sucesso do trabalho: ao identificar uma pessoa em situação de rua, o munícipe deve entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (3942-3644) ou com o Centro POP (3945-8453).
Aos finais de semana e no período noturno, a comunicação deve ser feita junto à Guarda Civil Municipal, que também está capacitada a realizar o trabalho de abordagem e acolhimento, por meio do telefone 153.