Parcerias são sempre bem-vindas, e quando elas tratam de melhorias para a educação, melhor ainda.
Recentemente, a parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação e a ONG (Organização Não Governamental) americana, a Books for a Change, veio ao encontro das ações assertivas dessa pasta em melhorar, cada vez mais, a educação em Sertãozinho.
Com sede em San Diego, na Califórnia, a organização é dedicada a dar às crianças, em países em desenvolvimento, a oportunidade de abraçar a leitura. Assim, na manhã da última quarta-feira, dia 21, a ONG promoveu a doação de 10 estantes compostas com 400 livros.
A doação ocorreu na sede da EMEF “Ana Maria Canesin Lovato”, no Jardim Santa Marta, e contou com a presença do vice-prefeito Nilton César Teixeira que, na oportunidade, representou o Poder Executivo; a secretária da pasta, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, além de diretores e coordenadores das escolas municipais de Ensino Infantil.
Atualmente, a Books for a Change visa contribuir para a educação de crianças no Ensino Infantil, entre 0 e 6 anos. Mas, para entender melhor o porquê dessa doação ao município, é preciso destacar a ação de cidadania de uma jovem que vive nos Estados Unidos.
Beatriz de Oliveira, 15 anos, é nascida nos EUA e criadora da ONG Books for a Change. Ela é filha de pais brasileiros e é um exemplo de como a leitura pode se tornar importante na formação de jovens e adultos com capacidade e criatividade para mudar o mundo.
A jovem, que desde criança tem a leitura como uma prática regular, vislumbrou a oportunidade de criar o projeto direcionado à escolas e creches brasileiras, durante uma visita ao país. “Queremos ainda aumentar o projeto, alcançando mais escolas no Brasil e na América Latina. Nosso objetivo é estimular o amor pela leitura nas crianças em uma idade ainda muito jovem, de forma que isso as siga durante toda a vida, permitindo o sucesso na escola, bem como um futuro brilhante”.
No Brasil, Beatriz ganhou uma aliada: Luisa Liboni, que é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), e uma das embaixadoras do projeto no país. “É com essas iniciativas que poderemos avançar ainda mais. Sinto-me muito feliz em poder contribuir com boas ideias, especialmente vindas de pessoas jovens, que possuem garra e vontade de fazerem uma sociedade melhor e mais justa”, afirma.
Os títulos são cuidadosamente selecionados por seu conteúdo e pela faixa etária atendida. As prateleiras das estantes, que são compostas de um material simples e portátil, tornam mais fácil o acesso aos livros pelas crianças.
“É um gesto muito lindo por parte dessas nobres cidadãs. E a boa notícia é que outras 20 estantes deverão ser doadas a Sertãozinho, em breve, com mais 800 livros, totalizando 1.200 exemplares”, declara a secretária de Educação, Otávia Alexandrina Portugal Assumpção.
“Nós, que atuamos na gestão pública, sabemos muito bem a importância dessas parcerias. E ações em prol da educação, como essa, são louváveis. Então, temos que agradecer e parabenizar a Luisa Liboni, a Beatriz de Oliveira e todos da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da senhora Otávia Alexandrina Portugal Assumpção, que abraçaram esse lindo projeto”, comenta o vice-prefeito Nilton.
Quer saber mais?
A organização americana, que não possui fins lucrativos, também recebe doações para poder expandir seu alcance.
Assim, caso você queira saber mais sobre Books for a Change, acesse o site: www.booksforachange.org, ou entre em contato com a embaixadora do projeto no Brasil, pelo email:
Confira algumas fotos da última quarta-feira, realizadas durante a entrega das estantes e dos 400 livros, que serão destinados aos alunos do Ensino Infantil.