O engajamento de servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sertãozinho foi reconhecido, recentemente, como um “exemplo” pelo Ministério do Meio Ambiente, que utilizou as atividades realizadas pelo Projeto “Sala Verde”, em execução na Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti”, como ilustração ao abordar a importância da capacitação dos educadores ambientais e ocupação dos espaços públicos, na conscientização da população em geral.
O fato é que, preocupados em ampliar seus conhecimentos e aprimorar o atendimento aos visitantes da Escola Ambiental, três servidores do município se dispuseram a realizar o curso “Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores”, que teve início em dezembro do ano passado e conclusão no último mês de março. São eles: o diretor da Escola de Educação Ambiental, José Osvaldo Capelotto, e os funcionários Gabriel Cândido Domingues e Priscila Soraia de Melo Gaspar de Souza.
“A Escola de Educação Ambiental tem feito uma bela gestão do Projeto ‘Sala Verde’, através do qual são realizados inúmeros atendimentos a estudantes de várias faixas etárias, de Sertãozinho e região, provocando a reflexão e conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Nossos colaboradores estão de parabéns, também, por participarem espontaneamente dessa iniciativa de capacitação coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
Causou surpresa o fato da movimentação da vontade dos servidores, em buscar aprimoramento, ter sido vista pelo Ministério como um exemplo a ser seguido. “Nós nos sentimos honrados, é claro, mas acreditamos que, a busca por conhecimento deva ser constante no âmbito profissional. O mais importante foi a projeção do nome do nosso município, através de um trabalho importantíssimo, que é feito com muito carinho por toda equipe da Escola de Educação Ambiental”, comentou o diretor José Osvaldo Capelotto.
O Projeto “Sala Verde” foi implantado no município de Sertãozinho em 2008 e, no passado, por exemplo, realizou 840 atendimentos, com atividades de conscientização ambiental para escolas e clubes de serviços de Sertãozinho e região.
Grupos de visitas podem ser agendados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h, através do telefone (16) 3491-7117.
A Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti” está localizada na rodovia Armando de Salles Oliveira, km 342. O acesso é feito pela estrada que passa ao lado do Parque Ecológico e de Lazer “Gustavo Simioni”.