Conheça o trabalho do Departamento de Conservação e Preservação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente
O ano de 2015 foi bastante produtivo para a área de Meio Ambiente do município, com destaque para o Departamento de Conservação e Preservação Ambiental que, nos últimos 12 meses, promoveu um amplo trabalho de revitalização sustentável em praças públicas de Sertãozinho e Cruz das Posses.
Das 37 praças que, atualmente, estão sob a responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, durante o ano de 2015, onze foram contempladas com os trabalhos de revitalização sustentável, que resultaram em um investimento de mais de R$ 150 mil. “De um modo geral, os trabalhos envolveram reparos no calçamento e pintura; intervenções paisagísticas; troca de playgrounds; instalação de academia ao ar livre; recuperação de solos degradados; plantio de flores e demarcação de canteiros; construção e manutenção de rampas de acessibilidade; melhorias na iluminação; poda de árvores, entre outros, que tiveram por objetivo principal, tornar os ambientes mais agradáveis para a população”, elenca o secretário da pasta, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes.
As praças contempladas com serviços de revitalização sustentável em 2015 foram: “Senador Amaral Furlan” (Jardim Recreio dos Bandeirantes); “Domingos Prizon” (Inocoop 2); “Patrícia C. Santana” (Av. João Pignata / Alto do Ginásio); Praça dos Maçons (Jardim Alexandre Balbo); “Iracema Perticarrari” (Alto do Ginásio); “Mané Gaiola” (Centro); “Ângelo Bombonato” (Shangri-lá / Igreja de Santa Luzia); “Francisco Magro” (Shangri-lá); “José Ferraz de Toledo” (Jardim São Sebastião); “José Savegnago” (Jardim Jamaica) e a Praça Central do Distrito de Cruz das Posses. “Vale lembrar que, as praças ‘Mané Gaiola’ e ‘Francisco Magro’ foram inteiramente reformadas, com recursos do Orçamento do município, além de convênios. Nesses dois casos, nossa atuação se restringiu ao projeto paisagístico”, explica a diretora do Departamento de Conservação e Preservação Ambiental, Cássia Regina Marques.
Dentre os serviços mais recentes, destacam-se os trabalhos de revitalização nas praças “José Ferraz de Toledo” e “Senador Amaral Furlan”. Na primeira, localizada no Jardim São Sebastião, além de todo o trabalho paisagístico, que resultou no plantio de milhares de mudas de flores (a maioria obtida a partir de multiplicações feitas no Viveiro Municipal) e 1.900 m² de grama; e construção de rampa de acessibilidade, o local também foi contemplado com a instalação de uma academia ao ar livre.
No caso da Praça “Senador Amaral Furlan”, que fica no Jardim Recreio dos Bandeirantes, além do plantio de milhares de mudas de flores, grama e algumas árvores, os sanitários passaram por manutenções e o local recebeu nova pintura. O destaque principal foi o trabalho executado no lago de peixes, que foi inteiramente limpo e onde foi instalada uma bomba de retorno de água e implantado um projeto de jardim filtrante. “O sistema trata a água ecologicamente, sendo que a descontaminação é realizada, através de raízes de plantas específicas para essa tecnologia, dispensando o uso de aditivos químicos. Esse mecanismo é muito importante, pois o lago torna-se autossustentável, ocorrendo a formação de um ecossistema, no qual as plantas fornecem alimentos e oxigênio aos peixes. Falando neles, no lago, introduzimos exemplares de carpa colorida, carpa espelho, camarão de água doce e cascudo”, afirma Cássia Marques.
O secretário de Meio Ambiente ainda reforça outro ponto importante neste trabalho. “Com a instalação da bomba de retorno no lago, eliminamos o desperdício de água, que foi apontado por alguns moradores. A bomba instalada, combinada com o jardim filtrante, evita a troca e o descarte da água, já que os dois mecanismos permitem que ela se mantenha límpida por anos, através da descontaminação realizada pelas raízes das plantas”, destaca Carlos Gomes.
As mudanças implementadas na praça chamaram a atenção dos moradores. “A praça está mais limpa, mais bonita e o espaço ficou bem agradável. Achei muito boa a iniciativa de trocar os brinquedos do playground, pois os antigos estavam oferecendo riscos para as crianças. Enfim, considero que as mudanças foram positivas”, avaliou a moradora do Jardim Recreio dos Bandeirantes, Carol Ancheschi, que, frequentemente, leva o filho de três anos para brincar na praça.
Vale lembrar que, a Secretaria de Meio Ambiente já possui um cronograma das revitalizações previstas para acontecerem neste ano de 2016, que beneficiarão as praças “Franco Montoro” (Cohab 3); “José Tincate” (Inocoop 2); “Maria Cândida” (Jardim Alvorada); “Venício Desidério” (Jardim Paraíso); “Antônio Almussa” (Jardim 5 de Dezembro) e “Gladys Esidre Paschoal” (Cohab 1), sendo que, para as duas últimas, estão previstas reformas gerais.