A melhor forma de combater a dengue é a prevenção, e foi seguindo esse propósito que, neste mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Controle de Vetores, realizou mais uma etapa de Arrastões Contra a Dengue.
No último sábado, 28, aconteceu o último arrastão do ano e, só nesse dia, a equipe conseguiu recolher 14 toneladas de entulhos, incluindo pneus velhos; garrafas de vidro e PET vazias; recipientes diversos sem utilização, como baldes, latas, vasos e tambores; entre outros. A ação envolveu 29 agentes de controle de vetores e 07 colaboradores voluntários, totalizando mais de 2.400 casas visitadas.
Durante todo o mês de novembro, 16 bairros foram visitados em três arrastões, que contabilizaram 82 toneladas de materiais dispensáveis recolhidas. “É preciso parabenizar a população, que durante os últimos dois meses em que realizamos os arrastões, nos receberam bem e aderiram de verdade às ações preventivas. Vale lembrar que, durante os arrastões, não eliminamos apenas os possíveis criadouros do Aedes Aegypti, mas também, entulhos que serviriam para a procriação de animais peçonhentos e roedores transmissores de doenças”, destacou Juliano Mossin, coordenador do Núcleo de Controle de Vetores.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rita Rosana Montenegro, a ação também se destaca por seu caráter educativo. “Durante os arrastões, os agentes de controle de vetores visitaram as residências e passaram, também, orientações sobre o descarte correto de entulhos de construção e móveis velhos, evitando que esses materiais sejam dispensados de forma incorreta em terrenos baldios, por exemplo; uma prática que prejudica o meio ambiente, suja a cidade e coloca a saúde da população em risco”, avalia.
Os cidadãos, que por algum motivo perderam os arrastões, e ainda possuem materiais em casa para serem descartados, podem entrar em contato com o Núcleo de Controle de Vetores, através do telefone 3945-5369, para saber como realizar o descarte correto.