Nos dias 22 e 23, o município de Sertãozinho sediou, pela primeira vez, o “III Encontro de Educação Ambiental do CBH-Pardo”. O evento aconteceu no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e foi organizado pela Câmara Técnica da Agenda 21 e Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente.
A abertura do evento contou com a participação do prefeito Zezinho Gimenez; do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes; do vereador Fabiano Trigo; do vice-presidente do CBH-Pardo, Paulo Finotti; do gerente regional da Cetesb e coordenador das câmeras técnicas do CBH-Pardo, Marco Artuzo; do diretor do IFSP – Campus Sertãozinho, Lacyr João Sverzut, entre outras autoridades.
Com o tema “Perto de muita água, tudo é feliz”, o Encontro registrou a participação de, aproximadamente, 200 pessoas, entre gestores, educadores ambientais e demais cidadãos interessados, que tiveram a oportunidade de aprofundar discussões a respeito das causas e da crise hídrica que afeta o Brasil; a mudança no regime de chuvas e o prolongamento da seca na região central do país.
O evento também contou com um espaço de comunicação e compartilhamento de iniciativas educativas que ocorrem em cidades da região, de projetos e programas de educação ambiental, que influenciam políticas públicas relacionadas à produção de energia, captação de água, mudanças climáticas, restauração ecológica, entre outros.
Além disso, os participantes puderam aperfeiçoar seus conhecimentos com os diferentes minicursos oferecidos, em que foram abordados diversos temas, como escolas sustentáveis, brinquedos com reuso e elaboração de projetos de educação ambiental para o FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alexandre Ribeiro Gomes, comemorou o balanço positivo da ação. “Estamos felizes com o resultado, principalmente pela responsabilidade que tivemos, já que foi a primeira vez que o Encontro foi realizado em outro município, que não Ribeirão Preto. Acredito que os conteúdos trabalhados contribuíram muito na formação dos participantes. Sertãozinho vem se destacando no cenário ambiental, e temos como objetivo continuar levando conhecimento à população, para que, cada vez mais, tenhamos sucesso na preservação de nossa flora, fauna e recursos ambientais”, concluiu.