A Rede Incluir, iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Cidadania e Indústria e Comércio de Sertãozinho, que visa promover ações voltadas para as políticas públicas de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência, dará início a uma pesquisa de levantamento de dados a partir deste sábado, dia 16.
A pesquisa será realizada por amostragem nos territórios dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), começando pelo CRAS 2, que abrange os bairros Jardim Alvorada, Jardins Paraíso I e II, Jardim Ouro Preto, Jardim Iracema, Centro Ferroviário e Jardim Helena. “Com base nos endereços de pessoas com deficiência já cadastrados na Assistência Social do município, faremos a pesquisa para identificação dos perfil desses cidadãos; portanto, a abordagem não será realizada casa a casa, mas as pessoas com deficiência que não forem visitadas por falta de cadastro e que queiram colaborar, poderão procurar o CRAS mais próximo para responder o questionário e contribuir com os dados”, explica uma das articuladoras da Rede Incluir, a assistente social Simone Belarmino da Silva Sichieri.
No território do CRAS do Jardim Alvorada, a pesquisa está prevista para ocorrer nos dias 16 e 17, sábado e domingo, das 9h às 13h. Os entrevistadores se apresentarão com camiseta branca e boné alaranjado com a logomarca da Rede, além de crachá de identificação.
É importante lembrar que, para realização da pesquisa, duas parcerias foram de extrema importância: a primeira, com a FATEC de Sertãozinho, que recrutou alunos voluntários para atuarem como entrevistadores e; a segunda, com o Centro Avançado de Pedagogia Empresarial (CAPE), que ofereceu o treinamento para capacitar os entrevistadores.
A estimativa é de que 400 residências do município sejam visitadas durante a pesquisa.