É difícil encontrar alguém que nunca se encantou com o universo do circo e, aqueles que sonham em divertir e encantar as pessoas, através de mágicas e malabarismos, não deve perder a oportunidade que a Prefeitura de Sertãozinho, por meio do Fundo Social de Solidariedade, está oferecendo com a disponibilização de vagas gratuitas para o Projeto “A Magia do Circo”.
Ao todo, 40 vagas estão disponíveis para jovens entre 10 e 17 anos interessados em aprender técnicas circenses. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), onde o projeto está estruturado.
Segundo o coordenador da atividade e assessor do Fundo Social, Marcos Favaretto, as aulas podem auxiliar tanto no aprendizado, como no desenvolvimento de habilidades motoras. “As atividades circenses são uma ótima ferramenta de motivação, estabelecendo, acima de tudo, relações de conquistas e desafios. O grande diferencial dessas aulas é que elas proporcionam aos alunos exercícios que desenvolvem a velocidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência e reflexo. Enfim, é uma atividade completa”, aponta.
Como mencionado no início deste texto, para muitos, as técnicas circenses são apenas um sonho de infância, mas para alguns alunos do projeto, como Karina Barbosa Marques, de 11 anos, a paixão pelas aulas é tanta, que ela não pensa em seguir outra carreira. “A primeira vez que fui ao CEU, estava à procura de aulas de balé. Mas, depois de conhecer as aulas de circo, meu foco mudou totalmente. Após um ano no projeto tendo aulas de malabares, tecido, palhaço e acrobacias, posso dizer, com toda certeza, que aprendi muito, inclusive, a ter mais disciplina e ser menos tímida”, afirma.
João Vitor Martins, de 13 anos, também se mostra bastante satisfeito com o projeto. “Há nove meses, eu não praticava nenhum esporte e era sedentário. Agora, sou mais feliz, tenho mais vontade de brincar e adoro as aulas de circo. A atividade que eu mais gosto é a de malabares e monociclo. Essas atividades que envolvem equilíbrio ajudaram-me a ser mais atento e, com isso, estou me saindo melhor na escola”, diz.
Como participar
Os interessados em desfrutar dos benefícios das atividades circenses, assim como a Karina e o João Vitor, devem realizar suas inscrições no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Santa Marta, que funciona anexo ao Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), à rua Pedro Montenegro, 340, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.
É importante lembrar que, a partir do próximo mês, os alunos do Projeto “A Magia do Circo” serão contemplados com aulas de teatro, que acontecerão aos sábados, das 9h às 11h.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3947-7374.