Na última quarta-feira, 11, a população sertanezina foi convidada a pensar e discutir sobre o futuro do município, durante a realização da Audiência Pública para apresentação do Plano de Mobilidade, realizada na Câmara Municipal. O evento, organizado pelas Secretarias de Planejamento e de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, se deu em parceria com duas Comissões do Poder Legislativo.
Durante o ato, a secretária municipal de Planejamento, Michelle Leal Lopes Fabris, explanou sobre as principais propostas de melhorias previstas no Plano e falou sobre os benefícios. “O principal objetivo é o acesso universal à cidade, e resolvendo as questões diagnosticadas como ‘problemas’ para a mobilidade urbana do município, teremos esse acesso universal. Para isso, tentaremos organizar e coordenar os modos de transporte, de serviços e de infraestruturas, para garantirmos os deslocamentos de pessoas e cargas no território do município, com maior segurança e fluidez do tráfego geral”, pontuou a secretária.
Na ocasião, diversas contribuições foram apresentadas por munícipes e entidades de classes, que serão analisados e incluídos no plano. Aliás, a participação popular chamou a atenção na Audiência Pública, já que o plenário da Câmara ficou lotado durante a apresentação.
É importante destacar que, o município de Sertãozinho conseguiu elaborar e apresentar seu projeto para o Plano de Mobilidade Urbana antes do prazo previsto em Lei. “Estamos dentro do prazo, pois a Lei nº 12.587/2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, determina que os municípios devem elaborar seus planos dentro de três anos, ou seja, até janeiro de 2015”, afirmou Michelle.
Saiba mais sobre o Plano
O Plano de Mobilidade Urbana elaborado para o município de Sertãozinho prevê ações de melhorias e estudos em pelo menos quatro áreas de destaque: transporte público municipal; sistema viário, por meio da revisão da hierarquização viária, da implantação de novo plano viário para o município e do plano de orientação de tráfego; estudos e projetos de áreas específicas, através da elaboração de estudos e aplicação de medidas a setores como o entorno da SP-322, na Zona Industrial; e estudos especiais que contemplam pedestres e ciclistas, por meio de projetos de requalificação do espaço público, que preveem a recuperação de calçadas e passeios, e a implantação de ciclovias e ciclofaixas.
Quem quiser conhecer as propostas do Plano de Mobilidade Urbana na íntegra, poderá acessá-lo pelos próximos dias no site da Câmara Municipal (www.camarasertaozinho.sp.gov.br), através do qual os munícipes poderão enviar mais propostas de melhorias. Depois desse período, uma nova Audiência Pública será marcada pela Casa de Leis, para que só então o Plano seja votado. (Assessoria de Comunicação PMS)