Órgão é autônomo e preza pela segurança da criança e adolescente
Lívia Palmieri
Os cinco novos conselheiros tutelares de Sertãozinho foram empossados na manhã desta quinta-feira (2), no Salão Multiuso do Paço Municipal. A nova formação do conselho atuará em prol das crianças e adolescentes da cidade durante três anos.
“Apesar de ser um órgão autônomo, o Conselho Tutelar é um parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e nós desejamos que o novo conselho tenha sucesso em suas ações”, disse a secretária Edna Garcia da Costa.
Segundo o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Sertãozinho, Celso Luis Garrefa, várias sugestões foram feitas a favor do Conselho Tutelar e a administração acatou prontamente.
O coordenador da nova equipe do Conselho Tutelar, Brás Carmona, contou que a equipe começou a atuar e já atendeu a uma ocorrência em que havia suspeita de abuso sexual de uma menina de apenas quatro anos. “A criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame”, afirmou.
Para Carmona, o conselho deve cuidar da criança com a maior atenção. “As crianças são como flores e o Conselho Tutelar deve trabalhar para que elas nunca estejam caídas, e sim sempre em pé”, falou.
De acordo com a conselheira Heloísa Helena Rocha Moraes, a função do Conselho Tutelar é, primeiramente, retirar as crianças de situação de risco. “Em seguida analisamos cada caso e encaminhamos para o órgão competente”, explicou.
“Em 2013, mais um Conselho Tutelar estará atuando na cidade, com mais 5 conselheiros trabalhando. Dessa maneira, aos poucos, conseguiremos diminuir esse déficit e prestar um bom atendimento às crianças e adolescentes do município”, disse Edna.
O Conselho Tutelar de Sertãozinho fica na rua Sebastião Sampaio, 273 – Jardim 5 de Dezembro, telefone: 3945-2711, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas sempre há um conselheiro de plantão. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo telefone do conselho, na própria sede ou até mesmo na delegacia.