Profissionais da Educação participaram do lançamento do 8º Concurso Literário da Água, nesta quinta-feira (22), no Teatro Municipal “Olympia Faria de Aguiar Adami”.
Professores, coordenadores, diretores de escolas municipais, estaduais e particulares foram convidados para conhecer o regulamento do concurso e incentivar seus alunos a participarem. Estiveram presentes no evento, a secretária de Educação e Cultura, Maria Dirma Bononi Francisco, o secretário de Meio Ambiente, Sebastião Macedo Pereira, a diretora do Departamento de Educação Ambiental, Anna Paula Favaretto e vereadores.
“Não preciso explicitar a importância deste concurso. Nós temos que conscientizar nossos alunos da importância da água. Muito mais se tem falado do que se tem feito pela educação e preservação do ambiente”, disse Dirma.
A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Anna Paula, explicou a ideia do projeto: cada série escolar participará do concurso com uma atividade que corresponde ao seu nível de escolaridade. Estudantes do ensino fundamental, médio e EJA podem participar e entregar seus trabalhos até 18 de maio, na Secretaria de Educação e Cultura.
Representando o prefeito Nério Costa, o secretário de Meio Ambiente, Sebastião Macedo, afirmou que os educadores são os profissionais que mais contribuem para o desenvolvimento e conscientização do ser humano. “Todos os problemas da sociedade são os professores que ajudam a resolver e nunca fogem dessa responsabilidade.”
Sobre a questão da água, o secretário apresentou números e deixou a plateia em alerta. “Cerca de 70% da superfície da terra é coberta por água. 97% desta água é imprópria para consumo e 2,3% está congelada. Sobra apenas 0,7% e nós não estamos cuidando como deveríamos”.
Após a abertura, o químico do Serviço Autônomo de Água, Esgoto e Meio Ambiente de Sertãozinho (Saemas), Leandro José da Silva Spinoza, ministrou uma palestra com o título “O Desafio Ético da Água”.