Coordenador Regional do SAMU apresentou como funciona o serviço regional e sobre a criação da rede de atendimento do município
André Marques
A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta terça-feira (13), no Auditório do Centro de Saúde II “Aparecida Maria Germana Martins”, apresentação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), aos diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e auxiliares administrativos.
O coordenador regional do SAMU, Dr. Marcelo Dinardi, apresentou aos profissionais presentes como funciona o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências e sobre a criação da Rede de Atendimento de Urgências. “Nesta rede que será criada, vamos disciplinar e unificar o atendimento que será realizado pelo SAMU e as unidades de Saúde da cidade”, frisou Marcelo.
O SAMU realiza atendimento a população nos casos de urgência e emergência de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia e de saúde mental. O serviço funciona 24 horas e conta com equipe multiprofissional de saúde, composta por médicos, enfermeiros e socorristas, em três unidades móveis, sendo uma unidade de suporte avançado e duas unidades de suporte básico.
De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Fernando Furtado, os atendimentos são realizados em residências , locais de trabalho e vias públicas após chamado através do telefone 192. “As ligações são atendidas por técnicos na Central de Regulação, que identificam a urgência e emergência. Imediatamente, transferem a ligação para o médico regulador, que faz o diagnostico da situação e inicia o atendimento, com orientações ao paciente ou a pessoa que fez a chamada. Em seguida, indica a viatura para atendimento necessário e para qual unidade de saúde o paciente será encaminhado”, explicou Furtado.
Ainda de acordo com o secretário, a próxima ação da Secretaria Municipal de Saúde é realizar treinamento com profissionais que trabalham nas unidades básicas de saúde, onde a equipe que trabalham no SAMU possa capacitá-los para o atendimento dos casos de urgências que são encaminhados para as UBS